Perigo

Mar agitado abre cratera em calçada na orla de Icaraí, em Niterói

Local foi isolado pela Defesa Civil. Caso ocorreu na madrugada

Defesa Civil do município isolou o local por precaução de desabamento
Defesa Civil do município isolou o local por precaução de desabamento |  Foto: Lucas Alvarenga
 

Uma parte da calçada na orla de Icaraí, Zona Sul de Niterói, cedeu e abriu uma enorme cratera durante a madrugada desta sexta-feira (12). Incidente foi por conta da ressaca do mar. A situação foi registrada na altura da Praia das Flexas. A Defesa Civil do município isolou o local por precaução de desabamento.

De acordo com moradores da região, o caso ocorreu por volta das 2h. Logo pela manhã, os agentes chegaram no local para interditar a calçada e prevenir riscos. O perímetro de isolamento precisou ser ampliado no decorrer do dia. 

Segundo a Marinha do Brasil, a previsão é de mar agitado, com ondas de até 4 metros de altura, atingindo o litoral até às 21h desta sexta.

O engenheiro civil Paulo Cesar Bittencourt mora próximo ao local e costuma caminhar pela orla. Ele reafirma que o desabamento aconteceu por motivos de ressaca do mar. E acredita que uma vistoria deveria ser feita.

"Tem que ser feita uma vistoria nessas avenidas, em função dessas fissuras que já existem nas calçadas e nas ruas, devido às diversas ressacas periódicas, que trazem riscos de desabamento da orla do mar", opinou.

Para a advogada Alessandra Sampaio, de 36 anos, a situação causa medo de futuros rompimentos na calçada da região.

"Se aconteceu uma vez, pode acontecer outras. Você sabe como são as coisas, eles sempre esperam acontecer para tomar providências, né. Mas tem que ter sempre cuidado, principalmente quando o mar está bravo assim, e tem chovido muito também", relatou a moradora.

Obra de contenção

Procurada, a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia disse que vistoriou, na manhã desta sexta-feira (12), o calçadão da Praia das Flexas, no trecho que estava interditado desde ontem e que cedeu nesta manhã.

A Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) iniciará, já nesta sexta-feira (12), a obra de construção de contenção e reforço na base do gabião no local. Toda a calçada danificada será revitalizada, segundo o órgão.

< Influenciadora denuncia companheiro por cárcere e violência Túlio Maravilha volta da aposentadoria aos 53 anos e tem novo clube <