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Marcelo Viana expande rede de postos de combustíveis na Região Metropolitana do Rio

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|  Foto: Foto: Plantão Enfoco
Marcelo Viana aposta no setor de olho no futuro. Foto: Plantão Enfoco

Há uma estratégia por trás da considerável expansão de rede de postos de combustíveis ao redor do país: oportunidade de atuação em outros nichos, para muito além da gasolina. Com isso, a rentabilidade é infinitamente maior. A dica vem do empresário Marcelo Viana, que aposta no setor de olho no futuro.

Na Região Metropolitana do Rio, não é diferente: a rede de postos Imbassaí, que vende um volume considerável de combustível da bandeira BR, é top na expertise de explorar o mercado de conveniência com ambição de oferecer mais opções e a melhor experiência do segmento, para os consumidores que abastecem nos locais.

Essa é uma tendência do mercado: exemplo disso, uma joint-venture, ou seja, união pela gigante BR Distribuidora com a Lojas Americanas em fevereiro; e as oportunidades de atuação em áreas de gás natural, eletricidade e biocombustíveis.

O empresário e dono da rede de postos Imbassaí (bandeira BR), Marcelo Viana, está em processo de ampliação da franquia. Em alta, junto à BR Distribuidora, já tem duas novas aquisições em andamento: no Fonseca, em Niterói; e outra em São Gonçalo. A fase é de assinatura de contrato.

Nos espaços já comandados por ele, há inovação com as belas lojas de conveniência, lava-jatos, sanitários limpos e estruturados. "É para clientes exigentes", brinca ele.

É que, segundo Marcelo, se não tiver um bom serviço agregado ao custo da gasolina e competitividade entre postos sem bandeira, as chances de crescimento tornam-se reduzidas. Para Viana, ampliar negócios dentro do ramo é eficaz.

"A empresa se animou e está ampliando seus horizontes nesse segmento. Investimos em um bom banheiro para que o cliente entre e se sinta bem, também em centros de lubrificação automotiva Lubrax+, importante para serviço de troca de óleo padrão BR. Lavagem do veículo também. É preciso ter esses serviços agregados ao custo da gasolina, combatendo a competitividade dos postos sem bandeira, que são sem credibilidade", cita.

Oferecendo um bônus de serviço de lavagem de veículo (ducha) a cada 35 litros de abastecimento, a rede de postos Imbassaí foca em crescer cada vez mais a clientela. "Hoje, no mercado competitivo, se não tiver um atrativo a mais, o cliente sai", reforça o empresário.

Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, a BR Distribuidora possui estrutura logística que garante sua presença em todas as regiões do país.

Ampliar negócios dentro do ramo é eficaz, aponta o empresário. Foto: Plantão Enfoco

"Quando coloca combustível no posto BR Imbassaí é 100% garantido, porque é 100% testada e pura. Temos zero de reclamação da qualidade dos produtos. Com um combustível bom, o rendimento do veículo é muito melhor. Isso se reverte muito em quilometragem, com gasolina de boa qualidade o carro roda muito mais e os desgastes do motor são infinitamente menores"

Marcelo Viana

No mercado automotivo, a BR é licenciada da marca Petrobras, formando uma rede com cerca de 8 mil postos de combustíveis em todo o país. As franquias da BR para o segmento são as lojas de conveniência BR Mania e os centros de lubrificação automotiva Lubrax+, realidade nos postos Imbassaí.

"A BR é pioneira, número um, que dá toda garantia para quem abastece no posto. A gasolina de baixo padrão danifica vários componentes do carro", alerta o empresário.

Consultor BR, o executivo de vendas Antonio Jander reforça a orientação de Viana ao dizer que: "É preciso ter esses serviços agregados ao custo da gasolina combatendo parte do mercado, que muitas vezes não cumpre a regulamentação do setor, chegando até a adulterar o produto para oferecer preços menores".

Em alta

Segundo o Money Times, portal especializado em mercado financeiro, econômico e político, houve uma alta de 39% nas ações da BR Distribuidora entre o último pregão de 2020, quando fecharam cotadas a R$ 20,66, e a última quinta-feira (8), em que já valiam R$ 28,73.

A publicação informa que a avaliação do Bank of America (BofA) aponta cinco fatores que embasam seu otimismo com a empresa. Três referem-se ao curto prazo: o aumento da demanda de combustíveis, os cortes de custos e a expansão da rede de postos.

Esses são pontos lembrados pelo empresário Marcelo Viana em sua franquia local.

"Desde o momento em que foi privatizada, ela criou um sistema de expansão muito forte. Está valorizando a ponta, que é o cliente final, também melhorando a imagem visual da empresa nos postos, com eficiência muito maior no tipo de gasolina Grid, álcool Grid, tudo de boa qualidade. E com isso automaticamente as ações tendem a valorizar. A privatização e os tipos de ações são determinantes para esse processo de crescimento", continua Viana.

O especialista em mercado financeiro Gabriel Magalhães comentou a alta nas ações da BR Distribuidora. Citou, também, o encerramento da operação em que vendeu sua participação acionária na Petrobras Distribuidora S.A. (BR Distribuidora). A oferta de sua parte na subsidiária ao mercado financeiro rendeu um montante de R$ 11,358 bilhões recentemente, lembrou.

"Logicamente, o aumento do preço do petróleo influenciou positivamente, uma vez que ela consegue aumentar suas margens com isso. Mas o fato mais relevante foi a Petrobras, que era sua principal subsidiária, vender no final de junho 37.5% da empresa, da sua participação, levando R$ 11.3 bilhões com a operação. Isso faz parte da estratégia da Petrobras, que está com plano forte de redução de dívida e de desinvestimento", explica o especialista em mercado financeiro Gabriel Magalhães.

O anúncio de encerramento da oferta publicado pela estatal informa que foram vendidas 436,875 milhões de ações a 5.795 adquirentes. À época o preço de cada ação foi fixado em R$ 26. Os maiores compradores das ações foram fundos de investimentos e investidores estrangeiros, segundo o detalhamento da operação.

Um total de 576 fundos de investimentos adquiriu cerca de 251 milhões de ações da BR Distribuidora, o que corresponde a 57,6% do total ofertado pela Petrobras. Já os 146 investidores estrangeiros compraram 149 milhões de ações, fatia que corresponde a 34,1% do total. A terceira maior fatia foi comprada por 4.859 pessoas físicas, que adquiriram 26,4 milhões de ações (6%).

A Petrobras justifica a venda de sua participação na BR Distribuidora como uma operação que "visa a otimização do portfólio e a melhoria de alocação do capital".

A estatal disse que a oferta dessas ações ao mercado financeiro "está alinhada ao seu posicionamento estratégico de sair dos negócios de distribuição e focar seus investimentos em refino de classe mundial e em ativos de produção e exploração em águas profundas e ultraprofundas, onde a companhia tem demonstrado grande diferencial competitivo ao longo dos anos".

Conforme lembra o colunista do Plantão Enfoco, a Petrobras está se desfazendo de algumas empresas de forma estratégica.

"Para a BR Distribuidora isso é ótimo também porque com isso ela se desvincula da parte estatal que fazia parte e entra agora no modelo de negócio mais confiável, por não ter mais essa influência do Estado", acrescenta.

Com a joint-venture entre BR Distribuidora e Lojas Americanas, ambas possuem participações de 50% na nova empresa, que conta com estrutura profissional e de governança corporativa próprias.

De acordo com a Petrobras, para a criação dessa sociedade, foi considerado um Enterprise Value de até R$ 995 milhões, que considera o aporte da Rede de Franquias BR Mania e das lojas local.

Além disso, a transação inclui um pagamento pela Americanas de até R$ 305 milhões, na forma de um aporte na nova empresa de aproximadamente R$ 252 milhões e um pagamento de até R$ 53 milhões de parcela variável à BR, com base em metas de performance. O objetivo é maximizar o desempenho operacional e financeiro dos negócios de conveniência Local e BR Mania, com base em metas de performance.

O modelo de operação, por sua vez, prevê tanto lojas franqueadas como operação própria dos pontos de venda. Atualmente a BR Distribuidora conta com aproximadamente 1.200 lojas no formato BR Mania.

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