Cidades
Maricá decide cancelar aulas da rede municipal por tempo indeterminado
A Prefeitura de Maricá informou na tarde deste sábado (14) que as aulas da rede municipal de Educação estão suspensas por tempo indeterminado.
A decisão foi tomada pelo prefeito Fabiano Horta em conjunto com o Gabinete de Ação, considerando a crise global de saúde e epidemia do Covid-19, o decreto do Governo do Estado do Rio sobre a suspensão das aulas da rede estadual e o posicionamento das secretarias municipais de Saúde e Educação.
Gabinete de Prevenção
Nesta sexta-feira (13), Horta já havia assinado decreto estabelecendo medidas para a prevenção e o combate aos efeitos do coronavírus na cidade. Além da criação do Gabinete de Prevenção, presidido pela chefia do Executivo e composto pelas secretarias de Saúde, Relações Institucionais, Educação, Comunicação Social e Procuradoria Geral, o documento suspende todos os eventos públicos municipais que gerem aglomeração de pessoas e proíbe a realização de eventos que possam atrair muitas pessoas, mesmo os já autorizados.
O decreto 497/2020 estabelece, ainda, que a Secretaria de Saúde realizará a busca ativa de todos os idosos, portadores de doenças crônicas e demais grupos de risco. A pasta ainda fará a divulgação de um boletim diário sobre a possível evolução da doença, após a avaliação do Gabinete de Prevenção.
Todos os órgãos públicos receberão material de divulgação com cuidados para a prevenção à doença, que deverão estar afixados em local visível.
A medida prevê, também, que em caso de necessidade, está autorizada a realização compulsória de exames médicos, testes laboratoriais, coleta de amostras clínicas, vacinação e outras medidas profiláticas ou tratamentos médicos específicos. Além disso, determina que os eventuais portadores do COVID-19 tenham atendimento prioritário nas unidades de saúde municipais.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!