Cidades
Maricá é o município campeão em oferta de empregos no Rio
O Ministério do Trabalho aponta que Maricá está entre os cinco municípios do estado do Rio de Janeiro que mais geraram emprego com carteira assinada nos últimos 12 meses. Entre fevereiro de 2017 e janeiro de 2018, 424 novas vagas foram criadas na cidade.
Técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) responsável pelo Observatório do Trabalho de Maricá, Diego Maggi explica que 30% do mercado de trabalho da cidade está no setor de comércio, e os outros 30% no setor de serviços. O comércio abriu 188 postos de trabalho, seguido pela construção civil, com 143. “O ano de 2017 fechou com um saldo de 12.910 empregos celetistas na cidade”, disse.
“O investimento de recursos públicos no mercado ajuda na geração destes empregos, enquanto outros municípios sofrem um retrocesso, nós estamos conseguindo ampliar vagas graças ao investimento em programas como o Moeda Mumbuca, que ajudam na circulação de recursos na cidade”, afirma o secretário municipal de Trabalho, Reginaldo Mendes Leite.
De acordo com ele, outra questão que fomenta o investimento empresarial é a expectativa colocada em empreendimentos como o Porto de Jaconé e o Aeroporto. E o terceiro elemento que envolve a secretaria é o investimento permanente em cursos de capacitação para os cidadãos. “Temos um contrato renovado com o Senai, hoje com três cursos em andamento e dois novos para começar em abril. O investimento em royalties também tem ajudado a garantir o equilíbrio econômico. Nossa arrecadação ajuda até mesmo na manutenção dos projetos”, acrescenta.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Petróleo, Alan Novais, a economia de Maricá cresceu em relação à média nacional. “O crescimento foi de 0,03%, enquanto a média do Brasil cresceu 0,01%. Isto é fruto da confiança do empresário local na economia da cidade, e também é fruto da ampliação das obras do município. Uma série de empresas trabalha hoje para garantir que tenhamos continuidade nos projetos de desenvolvimento”, finalizou.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!