Cidades
Maricá inicia cobrança de estacionamento rotativo
A cobrança do estacionamento rotativo de Maricá começou na manhã desta segunda-feira (15) no Centro. O valor para carros com placa do município é de R$2,00 e para veículos licenciados em outras cidades é de R$2,50.
De acordo com uma das agentes do rotativo a fase educativa, que aconteceu por um mês, foi fundamental para o bom funcionamento do rotativo.
"Ainda tem um ou outro que fica perdido, mas são poucos. Os moradores puderam baixar e usar o aplicativo gratuitamente nesse período educativo e hoje até que estão sabendo usar bem", disse.
A agente, que preferiu se identificar apenas como Graciele, ressaltou que o tempo de tolerância de 15 minutos é apenas para compra do tícket e não uma gratuidade.
"Não são 15 minutos grátis, são 15 minutos para conseguirem comprar o ticket em algum estabelecimento comercial, no caso de quem não usa o aplicativo", explicou.
O estacionamento rotativo será gerenciado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), com o apoio da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito. Cada tícket tem duração de duas horas, podendo ser prorrogado para mais duas, no máximo.
Para a moradora de Araçatiba, Tânia Cristina, o tempo máximo de quatro horas em cada vaga vai resolver o problema de quem estaciona na cidade para pegar ônibus para o Rio.
"Tinham pessoas que deixavam o carro o dia todo na mesma vaga! Isso não é justo com quem precisa resolver as coisas no Centro. Pelo menos agora vai resolver", contou.
Além dos agentes, o Maricá Rotativo terá o apoio de carros de monitoramento munidos de câmeras e leitores de placas que mandarão as informações coletadas diretamente para a central. Após a área do Centro, o sistema entrará em operação nas orlas dos bairros de Itaipuaçu e Barra de Maricá. Porém, o período de estacionamento será de 4h renovável por mais 4h.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!