Cidades
Maricá lança 1º Torneio Intercolegial de Games
A Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro em Inoã recebeu o lançamento do 1º Torneio Intercolegial de Games de Maricá, na tarde desta quinta-feira (13).Com o nome de TI Games, o projeto é uma é uma parceria da Secretaria de Educação e a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), com uma empresa da iniciativa privada.
Segundo a prefeitura, a empresa escolhida foi contratada em 2014 e utiliza games como ferramenta de aprendizado e sociabilização. De lá pra cá, diversos eventos de games já foram elaborados em parceria com empresas, e instituições de ensino.
A diretora da unidade, Kátia Cruz falou sobre a importância da escola receber o início do intercolegial de games.
“Para nós é uma satisfação muito grande ter sediado a abertura de um evento como este. Ficamos muito felizes, porque a escola também recebeu as aulas de capacitação para o projeto. Nessas aulas, os professores aprenderam a trabalhar com esta nova metodologia que eles vão aplicar em sala de aula. A introdução da gameficação para os nossos alunos, com certeza vai enriquecer, somar e contribuir com o que a gente já faz, que é a formação de subjetividade. Então, nosso objetivo é formar sujeitos com essas habilidades que o século 21 requer”, pontuou.
Victor Prado, diretor da empresa parceira que é responsável pelo evento, explicou como vão ocorrer as competições.
“O torneio começou com esta etapa inaugural e segue até dezembro com duas etapas. A 1ª é a intra escolar com a realização de 500 atividades nas escolas. Nessa fase, cada unidade de ensino vai receber de oito a nove atividades entre oficinas de criação de games, além de competição de jogos de tabuleiro. Essa etapa termina em setembro com a formação de um time. A segunda etapa é a intercolegial e começa logo em seguida. Nela, as escolas já têm um time formado e partir daí começam a competir entre si até a grande final em dezembro. Não haverá prêmios monetários para os alunos, mas a escola campeã, ganhará uma game room (sala de games)”, concluiu.
José Orlando Dias, presidente da Codemar contou que este é o primeiro investimento em educação do Parque Tecnológico.
“Nesse projeto, vamos integrar os estudantes ao modelo de educação que está sendo desenvolvido no parque tecnológico. Escolhemos esta empresa por ela ter uma grande experiência neste assunto. São muitos benefícios para alunos, pois através deste projeto vamos fomentar neles o desenvolvimento para a uma carreira futura no campo da tecnologia”, afirmou.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!