Cidades
Maricá lança plataforma e calendário de eventos de olho no turismo
Condições para o desenvolvimento e fortalecimento do turismo em Maricá norteou o Seminário Maricá 2030 realizado nesta quarta-feira (13) no município. Com base no tema, a Prefeitura anunciou o lançamento da plataforma digital e aplicativo visando a melhor informação aos turistas na cidade.
Ainda em desenvolvimento, o aplicativo 'Conheça Maricá' vai mapear todas as atrações do município e disponibilizar para o público em um só lugar.
As ferramentas tecnológicas contarão com dados da cidade, como hospedagem, comércio local, bares e restaurantes, pontos turísticos, mapas, além do calendário de eventos na cidade.
O secretário de turismo de Maricá, José Alexandre Almeida, contou que a novidade tem como objetivo dar o máximo de informação aos turistas.
"O aplicativo foi criado pensando nas dúvidas que os turistas encontram quando escolhem seus destinos de viagem. Nosso objetivo é que em um só lugar tenha todas as informações importantes para aqueles que queiram conhecer a cidade, facilitando e dando segurança ao turista" disse.
Natal Iluminado
No Natal Iluminado de 2019 a Secretaria de Turismo estima que mais de 100 mil pessoas passem pela cidade. O secretário José Alexandre informou que prestará contas em janeiro sobre o legado deixado pelo evento, que acontece nos meses de novembro e dezembro, como a geração de emprego local, movimentação e impostos arrecadados na cidade.
"Precisamos justificar o investimento que está sendo feito, fazendo com que a cidade ganhe, multiplique e traga dividendos", disse.
Calendário
Esta previsto ainda o circuito astrológico, que será iniciado no dia 21 de dezembro e geológico que começará em fevereiro do ano que vem.
Em 2020 a cidade contará com um calendário fixo extenso, já na primeira semana de janeiro o município receberá o Maricá Praia Show, seguido do Festival de Verão. Os eventos acontecerão durante todo o ano, em junho acontecerá a tradicional Arraia de Maricá, em novembro receberá o Natal Iluminado e em dezembro o Réveillon nos bairros e na Orla de Araçatiba. Outros eventos, que fomente o turismo local, acontecerão ao longo de todo ano.
Para o presidente na Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro, Marco Navega, pensar turismo na cidade até 2030 é algo inovador no Estado.
"É um dos poucos municípios do Brasil que estão olhando para o turismo de uma forma tão séria, dando retorno a cidade e ao nosso Estado. Maricá está em um caminho espetacular. O turista que escolher vir para cidade no ano que vem, já terá acesso ao calendário de eventos", completou,.
Outro ponto importante debatido com as entidades empresariais foi a estruturação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). A ideia é que o documento com o novo regime interno seja encaminhado para aprovação com atualização dos membros e a entrada de novas entidades.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!