Cidades
Maricá pode ter praças agroecológicas em todos os distritos
Manjericão, alface e couve: essas são só algumas das mudas de hortaliças cultivadas na Praça Agroecológica do bairro Araçatiba, em Maricá. De acordo com Júlio Carolino, secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, o projeto poderá ser ampliado para os quatro distritos do município.
Segundo o secretário, Ponta Negra e Itaipuaçu devem ser as próximas regiões a receber as novas praças.
"Visitamos os locais e em até 30 dias vamos apresentar para o prefeito o projeto de ampliação. Em Itaipuaçu será na Rua 66 e em Ponta Negra perto da nova ponte que está sendo construída. A ideia é fazer também em São José e também em Inoã. Nestes últimos, ainda não definimos os locais", afirmou.
O secretário destacou ainda a importância do projeto para a população de Maricá.
"As praças agroecológicas são locais que vão além da produção, porque também se trabalha a temática educativa no local. Ensinamos a produzir e também a importância da alimentação saudável", pontuou.
Carolino disse também que as praças serão postos de coletas do projeto "Baldinhos". A medida segue tramitando na Câmara de Vereadores.
"Foi um projeto de lei que dei entrada enquanto vereador. Se aprovado, a prefeitura vai distribuir baldes para que a população faça o recolhimento de cascas de verduras e frutas, ou seja, lixo orgânico. Esse recolhimento será entregue nas praças agroecológicas que serão trocados por produtos produzidos no local", afirmou.
Moradora de Inoã, Ana Paula da Silva, de 30 anos, gostou de saber que o projeto será ampliado.
"Estava passando por Araçatiba e dei sorte da muda de manjericão estar no tempo certo da colheita. Sempre achei ótima a iniciativa desse tipo de praça. O legal da ampliação é que dá oportunidade para moradores de outros bairros. Essa que peguei vou usar no molho do macarrão e também colocar na pizza", comemorou.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!