Cidades
Maricá: Profissionais não conseguem se inscrever no PAT
Trabalhadores informais e autônomos de Maricá relataram dificuldade para acessar o cadastro do Programa de Amparo ao Trabalhador (PAT), que começou nesta quarta-feira (1º) no site da prefeitura.
O PAT visa combater os efeitos da pandemia no município protegendo e ajudando a economia local a superar os efeitos do isolamento social, mas de acordo com os profissionais, desde a noite desta quarta-feira a aba destinada ao preenchimento, no site, apresenta problemas.
É o caso da jornalista, Angélica Gueiros, 31 anos, que contou que não conseguiu cadastrar a mãe no programa.
“Minha mãe é auxiliar de enfermagem e trabalha atualmente como cuidadora de idosos. Tentei fazer o cadastro para ela várias vezes e não consegui. Quando conseguia entrar o site 'bugava' direto. Depois não entrou mais”, disse.
O mesmo aconteceu com a manicure e faxineira, Simone Santos, 36 anos.
“Estou desde às 17 horas de ontem (quarta) tentando acessar! Fiquei até às 3h para ver se na madrugada conseguia, mas sem sucesso. Tentei também hoje pela manhã e nada. Quero me cadastrar logo para ver se consigo o auxilio, pois o dinheiro já esta acabando”, contou.
A Prefeitura de Maricá informou que devido ao grande número de acessos, o site para cadastro no Programa de Amparo ao Trabalhador (PAT) está enfrentando instabilidades. Estamos trabalhando para que a situação seja normalizada em breve, e nenhum cidadão que tente acessar será prejudicado com isso.
Programa
Os trabalhadores informais e autônomos de Maricá precisam realizar o cadastro através do site, mas a inscrição não concede automaticamente o benefício. O mesmo só será confirmado após a devida análise, que pode demorar até 15 dias.
No programa está previsto o pagamento de um salário mínimo (R$ 1.045), convertido em 'mumbucas' por três meses podendo ser estendido por mais três meses. As inscrições vão durar 15 dias ou até que se complete o teto de 10 mil profissionais inscritos.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!