Cidades
Maricá realiza atividades no Dia Nacional do Teste do Pezinho
No dia nacional do "teste do pezinho", 6 de junho, o Posto de Saúde Central de Maricá realizou uma atividade de conscientização e realizou o teste em recém-nascidos.
As atividades aconteceram através do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, das 8h às 10h30. No final as mães puderam participar de um café da manhã especial em comemoração à data na sala de amamentação.
De acordo com a enfermeira da triagem Neonatal do Município de Maricá, Renata Borges, a data é essencial para relembrar a população da importância do teste do pezinho nos bebês.
“O ideal é que os responsáveis tragam a criança com 3 a 5 dias de vida, pois o diagnóstico precoce possibilita o tratamento imediato e permite condições melhores de vida ao bebê. Infelizmente o serviço ainda é centralizado aqui em Maricá, só é realizado no Posto Central, mas já estamos no processo de descentralização para que o teste possa ser feito nos postos de Inoã e da Barra", afirmou.
A enfermeira ressaltou ainda que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece o teste do pezinho. As gotas de sangue são retiradas do calcanhar do bebê e entre as doenças que podem ser detectadas estão: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita.
Na próxima quarta-feira (12), às 9h30, gestantes que tenham interesse em saber mais sobre o teste podem ir até à unidade para participar do grupo de conversa sobre o assunto.
O Posto de Saúde Central de Maricá fica na Rua Clímaco Pereira, nº 375, no Centro. O teste do pezinho é realizado toda 2ª, 4ª e 5ª, de 8h às 10:30h.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!