Logo Enfoco


    Cidades

    Maricá recebeu cerca de 80% das chuvas esperadas no mês

    Publicado 13/01/2020 às 18:06 | Autor: Deborah Manhanini
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Moradores precisaram ser resgatados de bote em Maricá. Foto: Ibici Silva
    Moradores precisaram ser resgatados de bote em Maricá. Foto: Ibici Silva

    Maricá está desde a madrugada desta segunda-feira (13) em estágio de alerta, por conta das chuvas. Os locais mais atingidos foram os bairros de Itapeba, São José do Imbassaí e Bananal, além da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) e de regiões do Centro.

    "A cidade registrou um acumulo, nas últimas 24 horas, na estação pluviométrica da Mumbuca de 177 mm, sendo que para todo o mês de janeiro são esperados 230mm. Estamos em alerta, ao todo 60 agentes da Defesa Civil atuaram em toda cidade. Nos próximos dias as chuvas serão de baixa intensidade, mas na próxima quinta-feira (16) uma nova frente fria se aproxima", explicou o secretário de Defesa Civil, Celso Netto.

    Até mesmo um peixe foi pego no meio da rua, pelo morador Paulo Roberto Vitorino, que disse estar assustado com a quantidade de chuva que atingiu a cidade.

    "Foi muita água, até um peixe eu encontrei no meio da rua. Na outra ponte que ainda existe, a água está quase transbordando", contou.

    Segundo o Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual no Norte Fluminense (UENF), a partir de 50 mm é considerada chuva de intensidade muito forte e em Maricá choveu quase quatro vezes. No pluviômetro da Barra, o acumulado no mesmo horário foi de 3.8 mm.

    Até a tarde desta segunda-feira (13), equipes da Prefeitura já fizeram 24 atendimentos, sendo três famílias desalojadas e retiradas com barcos e botes nos loteamentos 26 de Maio e São Francisco, no bairro de São José do Imbassaí.

    Duas casas desmoronaram no Bananal e Bairro da Amizade, mas ninguém se feriu. Os moradores estão em casa de vizinhos. Equipes da Somar utilizaram uma retroescavadeira próximo à ponte da Mumbuca para fazer a retirada de gigogas e para acelerar o escoamento de água.

    Psicólogos e assistentes sociais do CRAS São José realizam atendimentos no CAIC Elomir Silva, no bairro de São José do Imbassaí, onde os desabrigados estão sendo alojados. A Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos realiza o controle das áreas suscetíveis.

    A Secretaria de Proteção e Defesa Civil orienta as pessoas a evitarem deslocamentos e procurarem locais seguros. O telefone de emergência é o 199.

    Doações

    De acordo com a Prefeitura mais de 1500 funcionários da Prefeitura, entre integrantes da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), das secretarias de Habitação, Assistência Social, Proteção e Defesa Civil, Trânsito, Educação, Ordem Pública, Esportes e Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher estão nas ruas desde a madrugada para amenizar os transtornos provocados pelas chuvas. As equipes contam com apoio de máquinas, caminhões e barcos para esse trabalho.

    A sede da Secretaria de Assistência Social também foi afetada, a equipe está concentrada na Rua Chebabe. O local está aberto para receber doações, como colchonetes, água, roupas, calçados, alimentos não perecíveis, material de higiene pessoal e produtos de limpeza. As doações também podem ser deixadas nos CRAS São José, Inoã, Jardim Atlântico, Itaipuaçu e Santa Paula.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Justiça presta atendimento gratuito semanal em SG

    Próximo artigo
    >

    Preço do combustível nas refinarias é reduzido

    Relacionados em Cidades