Comemoração

Maricá reforça segurança para festa da padroeira da cidade

Município vem sofrendo com constantes atos violentos

Município vem sofrendo desde a última semana uma onda de violência em razão da rivalidade entre milicianos e criminosos, que migraram em massa para algumas comunidades
Município vem sofrendo desde a última semana uma onda de violência em razão da rivalidade entre milicianos e criminosos, que migraram em massa para algumas comunidades |  Foto: Divulgação / Prefeitura de Niterói
  

A Prefeitura de Maricá informou que vai garantir o efetivo de segurança para as festividades da padroeira Nossa Senhora do Amparo, que vai acontecer a partir desta quinta-feira (11) e seguirá até a próxima segunda (15), com programação musical em pontos da cidade.

O município vem sofrendo desde a última semana uma onda de violência em razão da rivalidade entre milicianos e criminosos, que migraram em massa para algumas comunidades. 

No último fim de semana, dois policiais militares foram baleados durante patrulhamento. Criminosos atiraram contra os militares, que acabaram feridos. Um deles foi socorrido e liberado no mesmo dia com ferimentos leves. O outro foi levado para o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat). Ele segue com quadro de saúde estável.

A Polícia Civil vem buscando coibir a ação dos criminosos que estão em guerra no local e três deles já foram presos pela Polícia Militar. Segundo o delegado Luiz Henrique Ferreira, outros já foram identificados. 

Mesmo em meio ao cenário de violência atípico na cidade, muitos moradores estão animados com a possibilidades de curtir as atrações.
  

Festa

Palco sendo montado pra festa da Padroeira de Maricá
Palco sendo montado pra festa da Padroeira de Maricá |  Foto: Lucas Alvarenga
  

Segundo a prefeitura, o efetivo contará com o apoio da Guarda Municipal, que vai atuar com 120 agentes, 24 viaturas, além de uma base móvel para o patrulhamento da região. O espaço onde acontecerão as apresentações contarão ainda com sete torres de observação. O órgão disse ainda que com atuação integrada com a Guarda Municipal, aproximadamente 170 policiais da Coordenadoria do Programa Estadual de Integração na Segurança (CProeis) farão o policiamento nos acessos e no entorno do evento com apoio de 20 viaturas. 

As comemorações incluem shows de grandes nomes como Belo, Thiaguinho, Mumuzinho, Luana Prado e outros segue com seus preparativos à todo vapor. Um palco foi montado em Barra de Maricá, assim como lonas e locais para alimentação e banheiro químico. No Centro também foi montada uma organização para o evento. A programação da festa conta ainda com shows católicos no palco do Centro, missas e procissão.

Mesmo em meio ao cenário de violência atípico na cidade, muitos moradores estão animados com a possibilidades de curtir as atrações. 

“O pessoal tá todo animado. Essa festa ocorre todos os anos, mas parou na pandemia. Ainda bem que vai voltar e vamos poder assistir os shows na praia depois de tudo o que ocorreu. Aqui em Maricá estávamos recebendo até ameaças de invasão antes desses criminosos da invadirem. Eles já estavam falando que teria toque de recolher e tudo mais. Eu não ouvi nada daqui de onde moro, mas que foi assustador saber de tantas mortes por aqui foi, principalmente porque Maricá sempre foi um município tranquilo”, contou uma comerciante que preferiu não se identificar. 

No início da semana, aúdios que circularam em aplicativos de mensagem davam conta de boatos sobre um possível toque de recolher por parte da polícia, em razão das investidas criminosas. A informação, no entanto, foi desmentida por autoridades do município. 

Na ocasião, o secretário de ordem pública de Maricá, Julio Veras, também negou o episódio e disse que as equipes do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) receberão um reforço no efetivo.

Confira a programação:

Palco Barra de Maricá

Dia 11: Belo

Dia 12: Thiaguinho

Dia 13: Mumuzinho

Dia 14: Lauana Prado

Palco Centro

Dia 14: Olivia Ferreira, às Anjos de Resgate e Ana Gabriela

Dia 15: Adriana Arydes e Padre Omar

< Operação combate esquema de propina em contratos da saúde Giulia Be é internada em SP e envia recado aos fãs <