Cidades

Maricá sedia reunião do Conleste

Maricá sediou a última reunião desde ano do Conleste, na última quinta-feira (14). Representantes de 15 prefeituras do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense, criado para definir estratégias e atuação conjuntas diante dos impactos gerados pelo projeto do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, estiveram presentes ao encontro.

O anfitrião Fabiano Horta disse que “Nossa região vai protagonizar economicamente, socialmente e politicamente cada vez mais o Estado e nós temos percorrido as cidades fazendo a discussão de um plano de desenvolvimento da região. Nós avançamos hoje, tivemos a participação da Petrobras. O Conleste está se consolidando como a grande força para falar do desenvolvimento do Estado para discutir essa questão e aprofundar as mudanças que essa região precisa ter”, explicou o prefeito de Maricá.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, completou “A retomada das obras no Comperj, em Itaboraí, é uma boa notícia também para os niteroienses. Essa é uma iniciativa que irá gerar 5 mil empregos diretos a partir do segundo semestre de 2018. Para que as oportunidades sejam potencializadas, lançamos o plano estratégico do Conleste. Vamos nos antecipar a possíveis problemas, garantir avanços e criar condições necessárias para o desenvolvimento. Dialogamos com a Agência Nacional de Petróleo, a Petrobras e o Governo Federal para que a retomada fosse colocada em prática. Desde a paralisação das obras, há dois anos, os municípios perderam arrecadação, tiveram um aumento do desemprego, de problemas sociais e da violência. Agora é trabalhar para que esse quadro mude da melhor forma possível”, conclui Neves.

A reunião discutiu a estruturação do plano estratégico, a retomada dos investimentos da planta de gás e refinaria e as perspectivas e cenários do Estado diante da crise.

< Dupla acusada de sequestro é presa em Itaboraí Confrontos registram 125 mortes em novembro <