Cidades

Maricá segue Governo do Estado e estabelece 'feriadão prolongado'

Medidas na prefeitura seguirão modelo do Governo do Estado. Foto: Karina Cruz

O avanço de novos casos de Covid-19 fez a Prefeitura de Maricá anunciar medidas mais duras no combate ao vírus nesta segunda-feira (22). Os detalhes das medidas restritivas ainda serão publicados em Decreto Municipal. Segundo a prefeitura, as restrições seguirão o modelo estabelecido pelo governador do Rio, Cláudio Castro, o 'feriadão prolongado'.

Pelos medidas o estado do Rio deverá ter um feriadão entre 26 de março e 4 de abril para tentar reduzir a circulação de pessoas e frear o contágio pela Covid-19. A medida foi discutida em uma reunião realizada neste sábado (20) entre o governador em exercício do estado, Claudio Castro, e representantes do empresariado de diferentes setores, como comércio, hotéis, bares e restaurantes e indústria.As ações foram discutidas nesta segunda-feira (22) com os integrantes do Gabinete de Ação, devido ao agravamento da pandemia no Brasil. Atualmente, Maricá encontra-se com seu pior quadro de ocupação de leitos disponibilizados desde o início da pandemia, apesar das medidas adotadas.

Toque de recolher

Desde a semana passada, a prefeitura já vem adotando medidas mais restritivas como a proibição de circulação de pessoas nas vias e em praças públicas no horário de 23h às 5h; a redução de linhas dos ônibus Tarifa Zero que circulam pela orla de Maricá nos fins de semana; a redução do efetivo de funcionários nas repartições públicas; a suspensão da visita a pacientes diagnosticados com a Covid-19; entre outras medidas de combate à proliferação do vírus;

Casos

covid, inoã, maricá, máscara
Maricá já registra quase 12 mil casos confirmados de Covid-19. Foto: Pedro Conforte / Arquivo

Maricá registrou até esta segunda-feira (22), 11.817 casos confirmados e 264 óbitos por Covid. Estão curadas da doença 11.393 pessoas e há no momento 160 casos ativos, além de 15 óbitos em análise pela Secretaria de Estado de Saúde.

Mais um lote de vacinas contra a Covid-19 chegou a Maricá nesta segunda. Nesta entrega, a prefeitura recebeu no Posto Central 6.540 doses do imunizante Coronavac, produzido no Brasil pelo Instituto Butantan. Trata-se da maior remessa recebida desde o início da vacinação, em janeiro.

As novas doses da vacina são destinadas aos grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde e, seguindo o cronograma de vacinação municipal, foram imunizados nesta segunda os idosos com 81 anos ou mais. Ao longo da semana, serão imunizadas as pessoas com 80 anos (terça-feira); 79 anos (quarta-feira); 78 anos (quinta-feira); além dos idosos de 77 anos ou mais (sexta-feira).

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro informa que registra, até esta segunda-feira, 623.460 casos confirmados e 35.180 óbitos por Covid-19 no estado. Estão recuperadas da doença 580.583 pessoas.

< São Gonçalo vacina idosos com 74 anos nesta terça Mortos e baleados em partida de futebol na Zona Norte do Rio <