Alerta
Criminosas usam nome de moeda social para aplicar golpes em Maricá
Prefeitura emitiu comunicado para chamar atenção de moradores
Duas mulheres, que se identificam como servidoras públicas, abordam idosos e coletam dados para aplicar golpes envolvendo a Moeda Social Mumbuca. A Prefeitura de Maricá alertou os moradores sobre a aplicação de golpes, nesta quarta-feira (10). Dois casos já foram registrados na 82ª DP (Maricá).
Segundo a Prefeitura, as duas suspeitas vão até as residências das vítimas e afirmam que o morador teria direito ao Renda Básica de Cidadania (RBC). Após apresentar dados das pessoas, obtidos na internet, coletam biometria e reconhecimento facial. O documento apresentado durante a abordagem das suspeitas é um papel timbrado falso com assinatura também falsificada. A dupla informa, ainda, que os cartões referentes ao benefício seriam entregues na residência das vítimas.
Caso o morador seja abordado pela dupla, a recomendação é não passar nenhum dado sensível e não permitir que seja realizada a coleta de digitais ou foto do rosto.
A Secretaria de Economia Solidária informa que não está realizando qualquer ação de cadastramento e/ou busca ativa para novos beneficiários do Renda Básica de Cidadania (RBC). Já o Banco Mumbuca anunciou que não realiza atendimentos em residências para coletas de dados, além de não fazer entrega domiciliar de cartões.
O Banco Mumbuca também alerta para o fato de que os colaboradores atuam uniformizados e que, em caso de dúvidas, o usuário pode confirmar a identificação do funcionário por meio dos canais de atendimento (21 3731-1021 / @bancomumbuca).
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!