Medida
Enel é multada em R$ 1,2 milhão por falta de luz no Natal em Maricá
Empresa diz que apresentará defesa no prazo estabelecido
A concessionária Enel recebeu uma multa de R$ 1,2 milhão, nesta quinta-feira (28), após a interrupção no fornecimento de energia, que afetou milhares de moradores de Maricá, na Região Metropolitana do Rio. O problema ocorreu durante toda a véspera e a noite de Natal.
Segundo a prefeitura, a multa administrativa imposta à Enel totaliza R$ 1.238.208,00. E foi resultado da avaliação do Procon, por meio da Secretaria de Defesa do Consumidor do município.
Leia+: 'Perdi tudo': moradores passam Natal às escuras em Maricá
A energia, que caiu por volta das 15 horas do dia 24 de dezembro, só retornou às 7h30 da manhã seguinte, prejudicando e até impedindo a ceia de inúmeros moradores. Algumas áreas de Inoã e Itaipuaçu continuaram sem luz ao longo da última segunda-feira (25).
Além disso, de acordo com a denúncia, a falta de fornecimento também afetou os comerciantes, que tiveram que fechar suas lojas mais cedo. O processo também colheu reportagens publicadas na imprensa, postagens e comentários nas redes sociais.
O Procon-Maricá já havia notificado a Enel em 23 de novembro, em decorrência ao período em que moradores ficaram mais de 60 horas sem energia.
“Os fatos ocorridos no Natal nos distritos de Inoã e Itaipuacu são desumanos e inadmissíveis. É um absurdo! Uma data tão especial, de celebrar e confraternizar, infelizmente ficou marcada pela má prestação de serviço desta concessionária”, afirmou o secretário de Defesa do Consumidor, Felipe Paiva.
O que diz a Enel?
Procurada, a Enel Distribuição Rio informa que recebeu a notificação do Procon nesta quinta (28) e que apresentará a defesa dentro do prazo estabelecido pelo órgão.
A empresa justifica que a interrupção no fornecimento de energia em Maricá, no dia 24 de dezembro, foi causada sobretudo pela queda da estrutura de um balão sobre a Linha de Distribuição de Alta Tensão que atende a Subestação Inoã.
"Durante o dia 24, a companhia atuou no remanejamento remoto das cargas e conseguiu restabelecer o serviço para parte dos clientes afetados. Em paralelo, para garantir a restauração total do serviço, a companhia mobilizou de imediato suas equipes, que atuaram durante toda a noite e a madrugada para identificar os pontos da linha danificados e realizar os reparos, que foram concluídos às 7h30 do dia 25", explicou.
Em nota, a concessionária acrescenta que ficou impedida de acessar o local para o reparo total da linha até o início da manhã do dia 25 "por se tratar de uma área com restrições para atuação dos colaboradores por questões de segurança".
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!