Alerta

Maricá, Niterói e São Gonçalo registram maior volume de chuvas

Previsão é que o tempo continue chuvoso no fim de semana

Município entrou em estágio de Atenção às 11h
Município entrou em estágio de Atenção às 11h |  Foto: Grupo Enfoco
 

Maricá, São Gonçalo e Niterói, as três cidades da Região Metropolitana do Rio, bateram recorde no índice de chuvas na manhã desta sexta-feira (22). A previsão é que o tempo continue chuvoso durante o final de semana.

O lugar que mais sofreu nas últimas horas foi Maricá. A Secretaria de Proteção e Defesa Civil informou que o município entrou em estágio de Atenção às 11h desta sexta devido à previsão de chuva moderada a forte para as próximas horas na cidade, que podem gerar acumulados significativos em 24h.

  

Até o momento, o maior volume registrado foi no bairro de Inoã (37,82mm). A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá está com equipes de plantão 24h para atender chamados de emergência pelos telefones 199 e (21)2637-1999 ou pelo WhatsApp (21)98294-3235 /(21) 98263-0048.

Vale destacar que todos os órgãos e secretarias municipais envolvidos no plano de contingência da chuva já estão de prontidão até domingo (24/03).

Os serviços essenciais de saúde funcionarão normalmente, com atendimento 24 horas, incluindo o Hospital Conde Modesto Leal (Centro), a UPA de Inoã, o Pronto Atendimento Santa Rita (Itaipuaçu) e o SAMU 192. As Unidades de Saúde da Família (USF) e da atenção especializada também funcionarão, mantendo as consultas e procedimentos agendados dentro do possível.

Niterói

  

Niterói segue em estágio de atenção desde às 18h45 desta terça-feira (19) quando foi anunciada a chegada de núcleos de chuva forte acompanhados de raios e rajadas de ventos.

A Prefeitura de Niterói mobilizou, de forma preventiva, mais de 2 mil funcionários da Defesa Civil, Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, Assistência Social, Clin, Administrações Regionais, Emusa e Nittrans, além dos mais de 3 mil voluntários dos Nudecs,

Os maiores índices de acumulados em 1h foram registrados em Maria Paula (52,8mm), Caramujo (40,6mm), Sapê (38,2mm), Morro do Castro (36mm) e Bonfim (32,8mm).

O Centro de Monitoramento e Operações (CMO) da Defesa Civil permanece com o monitoramento 24h já que ainda há previsão de chuva moderada a forte para essa sexta-feira com algumas áreas de instabilidade atuando no Estado e que podem trazer a frente fria com acumulados elevados de chuva para Niterói.

A previsão também é de tempo instável para sábado e domingo, com chuva moderada a forte em alguns períodos. Em caso de emergência, a população deve ligar para o 199 ou 2620-0199.

De forma preventiva, as equipes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) estão realizando serviços emergenciais, como a retirada de galhos de árvores, limpeza de rios, canais e bueiros e antecipação da coleta de lixo nos bairros.

São Gonçalo

A Prefeitura de São Gonçalo informou que  não houve acionamento de sirenes ou ocorrências. A Defesa Civil segue de prontidão, monitorando o deslocamento dos núcleos de chuva. 

Eles acrescentaram que o Inea alerta para risco de transbordo do Rio Alcântara no Parque São Sebastião e Jardim Nova República e no Rio da Aldeia, em Ipiíba

< Homem morre atingido por raio em praia de Arraial do Cabo Mãe e filho de Michael Jackson brigam pelo patrimônio do cantor <