'Fila Zero'
Mutirão da catarata em Maricá: mais de 3 mil cirurgias previstas
Intervenções ocorrerão nos meses de novembro e dezembro
A segunda etapa do Programa “Fila Zero” de Oftalmologia, promovido pela Prefeitura de Maricá, teve início nesta segunda-feira (11) e prevê a realização de mais de 3 mil cirurgias de catarata e pterígio no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí.
As intervenções ocorrerão ao longo dos meses de novembro e dezembro, com atendimento exclusivo aos pacientes previamente agendados e que já passaram pela triagem e exames em Araçatiba.
A secretária de Saúde, Juliana Nogueira, destacou que a iniciativa é fundamental para garantir a qualidade de vida aos moradores de Maricá.
"Essa fase do programa traz um benefício significativo para a população com demandas oftalmológicas. O ‘Fila Zero’ não só realiza cirurgias, mas também contribui para o bem-estar dos cidadãos", afirmou Nogueira.
Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar, ressaltou que o programa, que inicialmente zerou a fila de consultas e exames oftalmológicos, agora visa atender à demanda cirúrgica, promovendo um fluxo mais eficiente no sistema de saúde da cidade.
Este é um marco importante para Maricá, que avança no cuidado oftalmológico de seus moradores
Primeira etapa
A primeira etapa do "Fila Zero", realizada em Araçatiba, foi um sucesso, com mais de 10 mil atendimentos e cerca de 40 mil exames realizados entre os dias 29 de outubro e 07 de novembro. O programa também oferece acompanhamento pós-operatório, com duas revisões médicas para os pacientes que passam pelas cirurgias.
As cirurgias serão agendadas e realizadas progressivamente, com os pacientes sendo avisados por telefone pelas equipes responsáveis. Para dúvidas ou orientações, a Central "Fila Zero" de Oftalmologia disponibilizou o número de WhatsApp (21) 97184-8956.
Para aqueles que ainda não estão sendo atendidos pela rede municipal, é necessário procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, que realizará a triagem e, se necessário, encaminhará o paciente para a Central de Regulação para exames e tratamentos especializados. Para identificar a USF responsável pela sua área, é possível acessar aqui.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!