Pandemia

Máscaras liberadas em São Gonçalo: chegou o momento?

Município liberou uso em ambientes fechados

Nas lojas, alguns funcionários já não estão mais usando máscaras, mas os clientes, esses permanecem.
Nas lojas, alguns funcionários já não estão mais usando máscaras, mas os clientes, esses permanecem. |  Foto: Karina Cruz
 

O município de São Gonçalo decretou na última quarta-feira (23) que o uso de máscaras em ambientes fechados está liberado. A decisão partiu de uma reunião com o Gabinete de Crise Contra o Coronavírus e foi publicada no decreto N° 121/2022.

No centro da cidade, na manhã desta quinta-feira (24), foi possível observar que a decisão diverge entre os Gonçalenses. Nas lojas, alguns funcionários já não estão mais usando máscaras, mas os clientes, esses permanecem. 

Eu ainda não me sinto tão segura assim em ambientes fechados, as lojas e ônibus, ainda é perigoso, mas em local aberto tá tudo bem Mariana Gonçalves, dona de casa
 

Dentro dos ônibus, o mesmo caso acontece. Apesar do decreto desobrigar a permanência da máscara em veículos públicos, alguns passageiros preferem permanecer usando. Milton Ribeiro, desempenador naval, concorda que a vacina é eficaz e vem mostrando resultado, mas acredita que a população tem que fazer sua parte.

"É opcional, tá, mas por exemplo, no ônibus eu uso, se eu entrar num clube, eu uso a máscara, até evito estar perto de local aglomerado. A vacina é eficaz? É. Mas nós temos que fazer a nossa parte", explicou. 

De acordo com o Infectologista José Pozza Junior, a tendência aderida por estados e municípios sobre a liberação de máscaras não tem revelado um aumento de caso. Mas ainda existem alguns cuidados que precisam ser tomados, principalmente por conta das pessoas que se enquadram em grupos de risco.

"Eu só tenderia a aguardar, principalmente, em locais fechados até o momento em que a gente tiver uma cobertura maior em crianças, de vacinação, e que os adultos que têm indicação tivessem já tomado dose de reforço, porque a gente sabe que um dos critérios para liberar as máscaras é você não estar em grupo de risco. E o grupo de risco seria pessoas com doença de imunidade severa, pessoas não completamente vacinadas. Então já que a gente vai ter que tomar esse cuidado com algumas populações em especial, eu tenderia a esperar a gente atingir número maior de imunizados", explicou o especialista. 

Ele ainda salientou que, embora esses decretos da liberação do uso de máscaras estejam em vigor, a pandemia ainda não acabou e é necessário ter cautela em locais fechados, já que a transmissão ali pode ser mais intensa.

Recomendações 

Mesmo com a liberação da utilização das máscaras, a Prefeitura de São Gonçalo recomenda que a utilização da proteção seja mantida para as pessoas com idade acima de 60 anos, com doenças crônicas e que não tenham completado o ciclo da vacinação contra covid-19. 

Também fica recomendado o uso de máscaras para crianças menores de onze anos, que não tenham completado o ciclo da vacinação, nos ambientes fechados das escolas.  

Boletim Epidemiológico 

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo é da última quarta-feira (23), nele consta que o município possui oito pacientes hospitalizados e sete em quarentena domiciliar. Ainda informa que a cidade registrou 3.889 mil óbitos decorrentes da doença e 146.816 mil pacientes curados.

  • Máscaras liberadas em São Gonçalo: chegou o momento?
  • Máscaras liberadas em São Gonçalo: chegou o momento?
  • Máscaras liberadas em São Gonçalo: chegou o momento?
  • Máscaras liberadas em São Gonçalo: chegou o momento?
  • Máscaras liberadas em São Gonçalo: chegou o momento?
  • Máscaras liberadas em São Gonçalo: chegou o momento?
 

< BBB 22: 'Fiquei bastante chateada', dispara Laís sobre Jade Picon Mulher sofre ataque de Pitbull dentro de prédio <