Covid-19

Máscaras voltam a ser obrigatórias em universidades públicas do Rio

UFRJ e Uerj tornaram o uso do item novamente obrigatório

UERJ tornou o uso de máscaras obrigatório novamente
UERJ tornou o uso de máscaras obrigatório novamente |  Foto: Arquivo/Vitor Soares
  

Com o avanço e o aumento no número de casos da Covid-19 no estado do Rio, algumas universidades voltaram a exigir o uso de máscaras dentro das dependências das unidades.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) voltaram a tornar obrigatório o uso do item.

Já a Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) apenas recomendam o a proteção em suas dependências. 

Recomendações das Universidades:

UFRJ

O uso de máscaras é obrigatório em espaços fechados, como salas de aula, e inclusive nos ônibus internos e intercampi. A Reitoria da UFRJ reitera a importância das doses de reforço da vacinação contra a covid-19 e a manutenção das medidas não farmacológicas preventivas: distanciamento interpessoal, uso de máscaras e higienização frequente das mãos. Além de estimular a testagem caso haja sintomas. O Centro de Triagem Diagnóstica mantém o atendimento regular para alunos e professores de casos suspeitos de covid-19, diariamente, das 8 às 13 horas na Av. Carlos Chagas Filho, 791, Cidade Universitária, Rio de Janeiro.

Uerj

A Uerj tornou o uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados e abertos da universidade desde o dia 20 de novembro. Em caso de suspeita da doença, alunos e trabalhadores da Universidade devem realizar o teste no posto de saúde mais próximo de sua residência, no térreo do Bloco A do campus Maracanã (dias úteis, das 8h às 14h) ou na Policlínica Universitária Piquet Carneiro (dias úteis, das 8h às 10h). No comunicado a Reitoria relembrou que o passaporte vacinal continua sendo exigido para ingresso nas dependências da Uerj.

UFF

A recomendação é do uso de máscaras faciais em ambientes fechados da universidade como medida de prevenção; atualização do esquema vacinal, considerando as doses de reforço já disponíveis nas unidades de saúde; afastamento das atividades laborais e acadêmicas em caso de sintomas gripais e indicação de avaliação médica; continuidade das medidas de prevenção de infecções respiratórias, como higienização de mãos, manutenção de ambientes arejados, boa alimentação e uso de máscaras para pessoas maiores de 60 anos e imunodeprimidos.

UFRRJ

A universidade reforçou que o uso adequado de máscaras de proteção facial durante todo o tempo de permanência nas instalações da UFRRJ, continua sendo obrigatório, cuja recomendação se aplica a todos os ambientes e, também, em contextos de aglomeração humana.

Unirio

A Unirio afirma que, frente ao cenário de saúde no Estado e município do Rio de Janeiro, alunos e funcionários que ainda não completaram o caderno vacinal procure urgentemente a unidade de saúde mais próxima. A instituição também pede que máscaras sejam usadas em ambientes fechados, assim como o corpo acadêmico lave as mãos sempre que possível e faça uso de álcool. Na presença de sintomas, a universidade pede que o aluno ou funcionária se afaste até que esteja descarta qualquer contaminação.

Uenf

A Reitoria recomendou a utilização de máscaras nos ambientes fechados nas dependências da universidade. O comunicado saiu no dia 21 de novembro.

< Narradora da Globo se afasta dos jogos da Copa na TV aberta MP faz operação contra quadrilha do jogo do bicho no Rio <