Cidades
Maternidade de SG completa 10 mil partos em dois anos
Dez mil partos foram realizados pela Maternidade Municipal Dr. Mário Niajar, em Alcântara, nesses dois anos de funcionamento no novo endereço. A expressiva marca faz parte de um alto número de atendimentos ambulatoriais da unidade, que totalizam 70 mil durante este período.
Em média, 15 partos são realizados por dia na unidade. Com a mudança, a maternidade ganhou maior número de leitos e espaços como o Spa do bebê; Sala Pré-Parto com Espaço Partejar; Unidade Intermediária (UI) Neonatal com 10 leitos; Sala de Apoio ao Aleitamento Materno; Cartório Civil; Refeitório; e o espaço Mãe Coruja, que oferece 10 leitos para as mães permanecerem na unidade mesmo após a alta médica acompanhando seus bebês, que ficam internados fazendo algum tipo de medicação.
A vendedora Talita Malaquias, 25 anos, foi uma das mães que tiveram bebê na unidade esta semana. A moradora de Santa Izabel deu entrada na unidade na manhã do dia 1 de maio e, uma hora depois, a Maria Alice, que nasceu de parto normal, já estava nos braços da mãe. "Eu e minha filha estamos ótimas. Cheguei com nove de dilatação e fui rapidamente atendida. Estou muito feliz com minha filha e agradeço pelo cuidado e atenção da equipe", explica a mamãe, com a bebê que nasceu com 2,2 quilos e 42 cm, nos braços.
Somente nos primeiros três meses deste ano, 1412 crianças nasceram na maternidade. Sendo 757 partos normais e 655 cesarianas. São constantes as atividades realizadas na unidade com o intuito de promover o aperfeiçoamento dos procedimentos, do atendimento ao pós-operatório realizadas através de palestras e capacitações.
De acordo com a diretora da unidade, Dra. Adriana Freire, a enfermagem é essencial na linha de frente do cuidado à saúde.
“A crescente demanda vem transformando o cuidado e vem exigindo cada vez mais qualificação das equipes. A maternidade hoje possui uma equipe que buscou aprimoramento com foco no atendimento humanizado”, destacou Adriana.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!