Falta pouco

Mercado Municipal de Niterói: está chegando a hora

Lojistas se reuniram para discutir últimos detalhes

Espaço já passou pelas obras de revitalização e foi entregue a lojistas
Espaço já passou pelas obras de revitalização e foi entregue a lojistas |  Foto: Péricles Cutrim
  

Perto da fase final para a inauguração, o Mercado Municipal de Niterói reuniu os lojistas para discutir os detalhes da última etapa das obras. 

O Mercado Municipal de Niterói vai abrir as portas em maio. Até lá, todos os detalhes estão sendo ajustados para alinhar comércio, gastronomia, lazer e cultura. De portas abertas, o empreendimento deve abrigar de 800 a 1 mil trabalhadores diariamente. 

Rafaela Muniz, representante do Mercado Municipal
Rafaela Muniz, representante do Mercado Municipal |  Foto: Péricles Cutrim
  

"Fizemos um café da manhã com os lojistas para falar da importância das obras deles para a inauguração do Mercado. O Mercado está em construção, então, para que ele possa inaugurar da melhor maneira possível, todos os lojistas que estão aqui com a gente precisam inaugurar junto conosco", explicou Rafaela Muniz, diretora do Mercado Municipal.

O Novo Mercado Municipal, na Avenida Feliciano Sodré, faz parte de um conjunto arquitetônico da região portuária de Niterói erguido durante o período histórico chamado de Renascença Fluminense. Toda a parte de recuperação do antigo prédio do Mercado Municipal já foi concluída, incluindo a impermeabilização do telhado e restauração dos traços de art déco.

Para Marcelo Viana, o Mercado Municipal de Niterói vai figurar entre os melhores do país
Para Marcelo Viana, o Mercado Municipal de Niterói vai figurar entre os melhores do país |  Foto: Péricles Cutrim
 

"O Mercado Municipal de Niterói será um dos maiores pontos turísticos do estado do Rio. E mais: estará na lista dos melhores mercados municipais do Brasil. Tem ótima localização, e investimos pesado em estrutura. Além de ser um lugar lindo", avalia o empresário Marcelo Viana. 

O térreo do Mercado Municipal será um espaço para comercialização de frutas – incluindo espécies raras e de cultivo orgânico e oriundas da economia familiar: verduras, legumes, produtos tradicionais da região, açougue, empórios especiais, produtos gourmet, queijos, laticínios e especiarias. No mezanino ficarão restaurantes, cervejarias artesanais e uma adega.

Toda a parte de recuperação do antigo prédio do Mercado Municipal já foi concluída
Toda a parte de recuperação do antigo prédio do Mercado Municipal já foi concluída |  Foto: Péricles Cutrim
 

"O Mercado é setorizado, o jardim de flores está com 80% comercializado, o setor de gastronomia take-away já está com 80% comercializado, a parte toda de empório está com 70%, a praça de alimentação com 90% e o setor de cerveja e entretenimento com 99%. Portanto, a gente já ultrapassou a nossa meta comercial, e já estamos seguindo para finalizar as operações, o setor que ainda está disponível ainda é o hortifruti", adianta a representante comercial Flávia Baião.

Toda a arquitetura foi projetada de forma sustentável, com o uso de luz natural, reaproveitamento de água de chuva e telhado verde.

O imóvel faz parte de um conjunto arquitetônico da região portuária de Niterói
O imóvel faz parte de um conjunto arquitetônico da região portuária de Niterói |  Foto: Péricles Cutrim
 

Com uma área de 9.7 mil metros quadrados, o edifício abrigou, de 1930 a 1976, o mercado municipal da cidade. Depois desse período se tornou o Depósito Público Estadual e ficou desativado por quase 30 anos.

O imóvel faz parte de um conjunto arquitetônico da região portuária de Niterói e está passando por um processo cuidadoso de revitalização mantendo todas as características de arquitetura neoclássica.

< Briga entre torcedores do Vasco e Flamengo deixa feridos capa 060323 <