Cidades

Mesmo com proibição, show em São Gonçalo reúne milhares de pessoas

https://youtu.be/FnJVpGKALi0

Mesmo com medidas restritivas estendidas na cidade de São Gonçalo até esta segunda-feira (7), as casas de shows da cidade continuam recebendo o público para eventos recheados de aglomerações. A cidade segue com risco médio de contaminação pela Covid-19, com cerca de 80% dos leitos ocupados, segundo a prefeitura.

Dentre as determinações, ficam proibidas as realizações de eventos e de qualquer tipo de atividade com presença de público que envolva aglomeração de pessoas, tais como eventos desportivos (profissional ou amador), show, comício, passeata, parques internos e externos, lojas e salas de jogos, espaços de entretenimento e demais atividades que, não permitidas em decreto, acarretem aglomerações.

No Espaço Cultural Porto da Pedra, no bairro de mesmo nome, milhares de pessoas compareceram a um evento de música na noite deste sábado (5). Na página oficial de uma rede social da casa de show, um cartaz anunciava como "confirmada" a atração do cantor de pagode Ferrugem.

Entre as medidas sanitárias, o local informava que o Espaço funcionaria com o uso de máscara, locais disponíveis com álcool em gel e a informação de que receberia os convidados controlando o acesso em um terço da capacidade.

"[Eventos] estão acontecendo em várias casas em São Gonçalo e, infelizmente, as pessoas não estão se cuidando", contou um jovem que não quis se identificar.

Em um vídeo que circula nas redes sociais, uma multidão parecia não se dar conta do problema de saúde que vitimou milhões de pessoas mundo afora. Pela imagem, não há ninguém usando máscara e não é possível ver os pontos com álcool em gel espalhados pelo local.

Procurada, a prefeitura de São Gonçalo não quis se pronunciar sobre o assunto. Mesmo comportamento das assessorias do cantor Ferrugem e do Espaço Cultural Porto da Pedra, que optaram por não falar a respeito do caso.

A Unidos do Porto da Pedra informou, através de nota, que "o Espaço Cultural Porto da Pedra não é propriedade da escola de samba. O local é de propriedade da senhora Kátia Lambel, que aluga o espaço para eventos".

A agremiação diz ainda que "entendendo a gravidade da pandemia, desde março deste ano, cancelou todas as atividades, portanto, todos os shows que ocorreram e continuam ocorrendo no local não é de responsabilidade da escola", esclareceu.

Casos

De acordo com o boletim atualizado da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade de São Gonçalo registrou sete óbitos em decorrência do novo Coronavírus (Covid-19), na sexta-feira (4), chegando a 797 no total.

Até o momento, São Gonçalo contabiliza 24.371 casos confirmados, 23.018 curados, 87 hospitalizados na Rede Pública Municipal de Saúde, 469 em quarentena domiciliar, 797 óbitos confirmados e 45 óbitos em investigação.

< Praia da Reserva recebe Bandeira Azul no Rio Semana será de tempo instável em Niterói <