Homenagem

Metrô ganha cores do arco-íris para o Dia do Orgulho LGBTQIAP+

Cores estampam a escadaria da estação General Osório

Metrô do Rio de Janeiro ganha cores da comunidade LGBTQIA+
Metrô do Rio de Janeiro ganha cores da comunidade LGBTQIA+ |  Foto: Divulgação / MetrôRio
 

Para celebrar o Dia do Orgulho LGBTQIAP+, nesta terça-feira (28), o MetrôRio 'vestiu' dois novos espaços com as cores do arco-íris. Uma das escadas da estação General Osório ganhou o colorido da bandeira símbolo da luta pelos direitos do grupo. O local foi escolhido por dar acesso à Praia de Ipanema, eleita a segunda melhor do mundo para o público gay.

A 'Escada da Diversidade' da Central, lançada no ano passado, também foi renovada. Além disso, a ponte estaiada da estação Jardim Oceânico, sobre a Lagoa da Tijuca, entrou na homenagem e recebeu uma iluminação especial para a data também com as cores do arco-íris.  

As mensagens de orgulho podem ser conferidas ainda nas TVs dos trens e das estações, ressaltando o apoio à luta pela igualdade de direitos, pela valorização da diversidade e pela inclusão. 

Metrô do Rio de Janeiro ganha cores da comunidade LGBTQIA+
Metrô do Rio de Janeiro ganha cores da comunidade LGBTQIA+ |  Foto: Divulgação / MetrôRio
 

Outras ações  

Além das ações de conscientização sobre direitos  LGBTQIAP+, a concessionária vem adotando medidas concretas para valorizar e promover ainda mais a diversidade e a inclusão na empresa. Em 2017, a concessionária lançou um programa de diversidade baseado em quatro pilares: equidade de gênero, raça, LGBTQI+ e pessoas com deficiência. Além de participar do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, a empresa aderiu à Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero, à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e à ONU Mulheres.

A empresa realiza também ações e campanhas educativas internas, como o "Diversifi...quê?", um glossário da diversidade para trabalhar internamente expressões cotidianas que podem ser preconceituosas ou opressivas e não devem ser usadas. O material visa conscientizar e ajudar os colaboradores a repensarem padrões e atitudes.  

< Polícia caça suspeitos de espalhar notas falsas em Niterói PM apreende dois fuzis e munições no Complexo da Reta Velha <