Hora da virada
Metrô inicia venda de bilhetes para o réveillon em Copacabana
Somente tíquetes especiais funcionarão na noite do dia 31
Quem planeja passar o réveillon na Praia de Copacabana deve dar preferência ao metrô para chegar e sair do bairro da Zona Sul carioca, já que o trânsito será bloqueado em diversas vias. Os bilhetes específicos para os dias 31 de dezembro e primeiras horas de 1º de janeiro começaram a ser vendidos, hoje, pelo MetrôRio. O cartão de ida e volta custa R$ 13. Já o de somente ida ou volta sai por R$ 6,50.
Os interessados podem fazer a compra dos bilhetes em quatro estações (Pavuna, Central, Carioca e Jardim Oceânico) até o dia 25 de dezembro, das 10h às 21h. A partir do dia 26 de dezembro, os tíquetes especiais serão vendidos somente na bilheteria especial da estação Carioca, também das 10h às 21h. No dia 31, as vendas serão encerradas às 19h ou antes, caso se esgotem os cartões. Só poderão embarcar no sistema na noite do dia 31 os passageiros que tiverem o cartão especial.
Faixas de horário
Para a ida, os clientes poderão escolher cinco faixas de horário: 19h às 20h; 20h às 21h; 21h às 22h; 22h às 23h; e 23h à meia-noite. O horário tem que ser definido no ato da compra. Na volta, o embarque acontece sem horário fixo, da meia-noite até as 5h do dia 1º de janeiro. A concessionária recomenda que os clientes deem preferência à estação Siqueira Campos, em Copacabana, para reduzir as filas na ida e na volta.
A compra dos bilhetes especiais pode ser efetuada em dinheiro ou em cartões de crédito e débito, nas bilheterias que já funcionam com este tipo de pagamento (Central ou Pavuna), nos guichês sinalizados. Nas estações Jardim Oceânico e Carioca, a venda é feita somente em dinheiro.
Somente antecipado
No dia 31, a partir das 19h, não serão aceitos os cartões unitários, pré-pago, Giro, Riocard Mais (Bilhete Único e Vale-Transporte) nem pagamento por aproximação (NFC). Ou seja, esses cartões poderão ser utilizados somente até as 18h59. Eles voltarão a valer a partir das 7h do dia 1º de janeiro, juntamente com a reabertura para embarques das estações, que neste dia funcionarão em horário de feriado.
Gratuidades
Pessoas com deficiência (PCD), menores de seis anos acompanhados de um adulto portador de cartão válido e maiores de 65 anos deverão apresentar nas catracas um documento oficial comprobatório para o embarque nas estações durante a Operação Especial de Réveillon. Quem tiver dúvida pode procurar as redes sociais do MetrôRio, o SAC (0800 595 1111) ou se informar em uma das 41 estações do sistema.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!