Cidades

Missas e procissões marcam o Dia de São Pedro em Niterói

Seguindo a tradição, imagem do Santo foi colocada na embarcação Mar Vermelho. (Foto: Ramon Ribeiro)

Neste sábado (29) milhares de devotos de São Pedro acordaram antes mesmo do sol raiar para celebrarem o dia do Santo na capela do padroeiro dos pescadores, localizada no bairro Jurujuba, em Niterói. Além da alegria pela festa, o evento é caracterizado pela fé e emoção dos devotos, que já participaram às 5h de uma alvorada.

Também durante as primeiras horas do dia, foram realizadas duas missas solenes, às 6h e 9h. Os encontros tiveram presença de autoridades do município, entre eles o secretário Executivo, Paulo Bagueira (SDD).

Com a ausência do arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, que a cada ano ministra em uma cidade diferente, às cerimônias eucarísticas deste sábado foram celebradas pelo pároco local, Padre Magno Angeli, que fez questão de relembrar a importância de São Pedro para os católicos.

Após os atos litúrgicos, fiéis seguiram em procissão pela Avenida Carlos Ermelindo Marins, em direção à Rua Lauro Sodré.

Aproximadamente às 11h da manhã, em uma só voz, os muitos religiosos presentes entoaram louvores e fizeram agradecimentos emocionados ao primeiro papa, deixando claro que é a fé quem os move.

Conforme a moradora do Cubango, Eunice Juvenal, de 70 anos, católica praticante, muitas bênçãos na sua família foram conquistadas devido à intercessão de São Pedro.

“Com a fé já recebi muitas vitórias. São muitos os exemplos, como a minha casa e questões de saúde”, disse.

A Rosana Juvenal, de 47, que estava acompanhando a sua tia Eunice, fez questão de demonstrar o seu amor ao Santo.

“Estar aqui é sempre especial. Sempre que preciso de algo eu venho aqui. Uma sobrinha minha teve um processo de parto muito complicado, mas após muitas preces feitas por mim ao Santo, deu tudo certo no final e todo mundo ficou bem. Deposito toda a minha fé em São Pedro. Hoje estamos aqui mais uma vez para agradecer por tudo”, disse emocionada.

Logo após a caminhada, foi iniciada uma procissão marítima a partir do cais de Jurujuba. Sem dúvidas, esse é um dos pontos mais altos da celebração.

Na ocasião, a imagem do santo é colocada em um barco e os fiéis à bordo aproveitam para garantir a melhor fotografia, aliada a grande emoção e contação de histórias entre si sobre os milagres já vividos por intermédio do Santo. De acordo com organizadores do evento, a tradicional queima de fogos não ocorre este ano. O motivo não foi informado.

Segundo Pierre Cabral, de 31 anos, timoneiro da embarcação que levou a imagem de São Pedro, este ano foram distribuídas 40 senhas para o cortejo realizado em parte da Baía de Guanabara. Ele disse que, em média, outras 80 embarcações passam pelas orlas de Charitas, São Francisco e Icaraí, respectivamente.

Ainda durante o percurso marítimo, os devotos ainda podem contemplar de forma diferenciada pontos turísticos da cidade, como o Museu de Arte Contemporânea (MAC), na Boa Viagem e a Fortaleza de Santa Cruz da Barra, antes da volta a Jurujuba.

No final do dia, os visitantes que chegam a todo momento na Igreja de São João, oriundos de diferentes regiões do estado do Rio, ainda terão a oportunidade de participar de tradicionais shows culturais e barraquinhas com comidas típicas.

Programação

Neste sábado (29) ainda haverá missas, quadrilha, shows e barraquinhas no final da tarde e decorrer da noite.

No domingo (30) o dia também será recheado de atividades, quando a partir das 9h a celebração será com jogos, grafite e demonstrações culturais. Enquanto às 11h da manhã haverá um comboio do moto-grupo Falcão Peregrino e Amigos conduzindo a imagem de São Pedro pela orla da Praia da Boa Viagem e a Praia de Jurujuba. A caravana será escoltada por motociclistas da Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans). Mais tarde é a vez de rolar uma roda de samba, missa, shows e mais barraquinhas com quitutes típicos.

< Ação marca o encerramento do Junho Violeta em SG Acidente deixa um ferido e complica o trânsito na RJ-104 <