Televisão

Morador de Niterói ganha papel em novela da Globo

Daniel Gregório contracena junto com MC Cabelinho

Pablo (Daniel Gregório) poupa a vida de Hugo (MC Cabelinho)
Pablo (Daniel Gregório) poupa a vida de Hugo (MC Cabelinho) |  Foto: reprodução/TV Globo
  

De mototaxista do Morro do Zulu, em Santa Rosa, Niterói, a destaque da novela das 19h, ''Vai na Fé'', da Rede Globo. O ator niteroiense Daniel Gregório interpreta o personagem Pablo, e contracena junto com MC Cabelinho e Jonathan Haagensen.

O artista já tinha contato com a emissora há algum tempo, desde que fez algumas participações, como figurante nas novelas ''Segundo Sol'' e ''Amor de Mãe''. Agora, Daniel vive o papel de capanga de Orfeu, que já trabalhou para o tráfico de drogas da comunidade e, após cumprir alguns anos de prisão, saiu e se associou a Theo (Emilio Dantas) em uma empresa de importação e exportação, que traz mercadorias lícitas pagando menos imposto.

Daniel contou que inciou sua carreira de artista ainda adolescente fazendo algumas peças teatrais, em 1998.

"Quando fui morar no Nordeste, durante minha adolescência, mais especificamente em Recife, entrei para uma companhia teatral e tive a oportunidade de participar de algumas peças. Estudei teatro por um bom tempo com eles. Ao retornar para o Rio de Janeiro, não tinha grandes pretensões artísticas, mas minha intenção era obter o DRT (Registro Profissional de Ator)", disse ele.

Apesar do pequeno contato com a arte, a virada de chave na vida do ator veio muito tempo depois, em 2018, enquanto trabalhava como segurança de um camarote, na escola de samba Unidos do Viradouro. Lá ele conheceu a irmã de uma produtora da Rede Globo e prometeu indicá-lo para uma figuração de segurança.

"Quando fiz minha primeira figuração na novela "Segundo Sol", gostei e comecei a ser chamado com mais frequência para fazer figurações mais específicas, como pessoas que fazem marcações de cenas. Após quatro meses, tive minha primeira participação com falas e, foi a partir desse momento, que surgiu o interesse em tirar meu DRT e seguir a carreira como ator", contou Daniel.

Já nas gravações para a novela "Amor de Mãe", um assistente de direção o ligou oferecendo o papel de segurança de um outro personagem importante, o Álvaro. No entanto, como a novela estava sendo gravada no auge da pandemia, a novela foi interrompida. Por sorte, Daniel retornou já como parte do elenco, sendo contratado pela Rede Globo.

Para participar da novela "Vai na Fé", ele foi chamado para o personagem Pablo, o que fez com que passasse a ser reconhecido por telespectadores pelas ruas de Niterói.

"Muitas pessoas não acreditam que a figuração possa levar a algum lugar, mas sempre acreditei que meu carisma, talento e postura poderiam ser notados e reconhecidos por alguém", comemora o ator.

Desafios do personagem

Para Daniel, interpretar o personagem não é nada fácil por viver e lidar com a violência na comunidade.

"Passamos a vida tentando escapar e nos distanciar dessa violência. No entanto, a novela retrata o dia a dia e a realidade de jovens que entram no crime e depois tentam sair, assim como tem sido com o Hugo. Para nós, é muito difícil interpretar esse personagem e fazer aquela cena em particular, pois ela remete a vários momentos de nossas vidas. Recebi diversas mensagens de lideranças comunitárias de Niterói e de amigos que disseram que já viveram situações semelhantes", conta.

Fora de cena

Imagem ilustrativa da imagem Morador de Niterói ganha papel em novela da Globo
|  Foto: Arquivo Pessoal - Enfoco
 

Ao contrário do que encena, o ator faz um trabalho com jovens e crianças como líder comunitário em seu bairro para mostrar que há outras oportunidades além da vida no crime e as aconselha que elas devem seguir como pessoas do bem. Daniel realiza oficinas para incentivar a leitura, dá prêmios e vai em colégios conversar com as crianças.

< Policial de folga reage a assalto e mata criminoso na Linha Amarela MetrôRio oferece 400 passagens gratuitas para doadores de sangue <