Sem resposta

Moradores de condomínio em SG estão sem água há cinco dias

Para tomar banho, eles precisam encher baldes

A caixa da descarga do vaso sanitário está totalmente sem água
A caixa da descarga do vaso sanitário está totalmente sem água |  Foto: Reprodução

Moradores do Condomínio Horta, localizado na Rua Doutor Jurumenha, no Barro Vermelho, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, contam que estão sem água há cinco dias. Idosos, crianças e adultos não têm água até mesmo para beber. Para tomar banho, as famílias precisam encher baldes.

Tudo começou no último sábado (7), quando a concessionária Águas do Rio informou que o fornecimento de água pela Cedae seria reduzido por causa de uma oscilação de energia elétrica da Enel. No mesmo dia, no entanto, a concessionária disse que o serviço havia sido reestabelecido, o que não aconteceu no condomínio em questão, segundo os moradores.

"Nesse mesmo dia, eu fui abrir o chuveiro e não tinha uma gota de água na caixa. Perguntamos a outros vizinhos e todos da rua afirmaram estar passando pelo mesmo problema. Fizemos contato com a Águas do Rio algumas vezes e, desde então, eles sequer informaram o motivo da falta de água ou o prazo para solução", afirmou o militar das Forças Armadas Rone Machado Costa, que mora no local.

Segundo ele, a água está fraca nas torneiras do quintal e não consegue abastecer a caixa d' água. Em vídeos feitos pelo morador, é possível ver que não há água na pia de sua casa e nem na caixa da descarga do vaso sanitário. As contas, no entanto, estão todas quitadas, garantem os moradores. 

"As dificuldades são para todas as tarefas. Desde domingo, temos que encher baldes de água para tarefas básicas, como tomar banho, dar descarga nos vasos sanitários e lavar louças. Para beber água, vem sendo necessário comprar água ou 'pegar' água não filtrada e ferver. O mesmo para fazer comida. Sendo que há moradores que são idosos, e essas dificuldades aumentam", desabafou Rone.

Rone ainda contou que um profissional da Águas do Rio chegou a ir até o condomínio na terça-feira (11) e fez fotos do hidrômetro, mas nada foi resolvido.

"Na hora, ele alegou que um outro profissional viria fazer o conserto. A concessionária alegou que poderia ser algo de manobra ou de vazão, mas o profissional que veio não era técnico e disse que só um técnico poderia confirmar. Segundo ele, esse técnico viria até as 12h de ontem (quarta), mas não veio. Hoje (quinta), meu pai ligou pra lá e deram um prazo até dia 19, ou seja, ficaremos mais de 10 dias sem água dentro de casa", concluiu.

A Águas do Rio informou que uma equipe irá ao local ainda nesta quinta-feira(12).

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