Ensurdecedor

Moradores de Niterói e SG reclamam de ‘rolezinhos’ de moto

Vídeos gravados por moradores mostram o barulho do passeio

'Rolezinhos' de moto geram barulhos ensurdecedores
'Rolezinhos' de moto geram barulhos ensurdecedores |  Foto: Reprodução

Os chamados “rolezinhos”, os passeios que consistem em dezenas de motos rodando juntos por um certo trecho, vêm tirando o sono de muitos moradores de Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Os vídeos registrados por moradores mostram que os encontros acontecem sempre durante a madrugada.

“É ensurdecedor, atrapalha, atrapalha o sono, os vizinhos reclamam, não é fácil às vezes você tá já está dormindo e acordar com um barulho assim de repente”, disse a contadora Bárbara Rodrigues, para o “RJ1”, da TV Globo. 

Leia+: 'Rolezinho' de motos volta a tirar o sono de moradores em Niterói

Os encontros são marcados pelas redes sociais, e o trajeto costuma ser iniciado no bairro da Nova Cidade, em São Gonçalo. Logo em seguida, eles passam pelo Centro, na Avenida Presidente Kennedy e, logo depois, chegam na Rua Doutor Alberto Torres, no bairro de Neves. Após isso, eles se aventuram pelos bairros de Niterói, até chegarem em Itaipu, onde fazem o caminho de volta.

Além disso, no Méier, na Zona Norte do Rio, moradores também reclamam do mesmo problema.

Vale ressaltar que, a prática não é proibida, no entanto, quem participa dessas atividades acabam cometendo diversas infrações de trânsito, como circular com as motos com o escapamento aberto, o que aumenta o barulho. Alguns empinam seus veículos, o que é considerado uma infração gravíssima. Alguns vídeos mostram os motociclistas na contra mão.

Em 2020, o Ministério Público do Rio ajuizou uma ação civil pública com o objetivo de pressionar o município de Niterói a supervisionar e reprimir a circulação de veículos, especialmente motocicletas, que excedem os limites de ruído permitidos por lei.

Essa problemática se refere principalmente às motocicletas que trafegam com sistemas de escapamento abertos ou modificados de forma deliberada para produzir ruídos excessivos. Essa tendência, de acordo com o Ministério Público, resulta em poluição sonora e incômodo para a população.

Medidas tomadas

O Detran informou que está liderando a operação "Siga Legal", que consiste em 16 ações diárias de fiscalização de trânsito para reprimir várias infrações, incluindo a circulação de motocicletas com características alteradas.

A Polícia Militar informou que está agindo para coibir essa prática, abordando veículos, verificando documentos e veículos e conduzindo os infratores às delegacias. Os batalhões de Niterói e São Gonçalo já estão trabalhando para mapear as rotas de circulação e interceptar os envolvidos.

A Secretaria de Transportes de São Gonçalo está realizando operações de fiscalização de motocicletas. Nos últimos seis meses, foram realizadas 30 operações que resultaram na apreensão de cerca de 800 motocicletas irregulares e na prisão de 7 motociclistas por adulteração de placas.

O programa "Segurança Presente" informou que realiza ações preventivas diariamente e, entre abril e setembro, seus agentes conduziram 1.506 motoristas de veículos às delegacias do Rio de Janeiro sob suspeita de adulteração na identificação de motos e carros.

A prefeitura de Niterói está atualmente desenvolvendo um modelo de gestão compartilhada, envolvendo órgãos municipais e estaduais, para fiscalizar a circulação de motocicletas que excedem os níveis de ruído permitidos por lei.

< Ingressos para Flamengo e Vasco no Maracanã estão esgotados Cacique Raoni participa de abertura de mostra indígena em Niterói <