Espaço Quilombola

Moradores de Niterói inauguram monumento que homenageia Zumbi

Escultura do líder negro tem seis metros de altura

Evento comemora dia nacional da Consciência Negra
Evento comemora dia nacional da Consciência Negra |  Foto: Divulgação

Moradores do Cubango, em Niterói, inauguram monumento em homenagem a Zumbi do Palmares, de 6 metros de altura, neste sábado (19), às 10h, no Espaço Quilombola. O evento gratuito marca a comemoração do bairro ao dia nacional da Consciência Negra, celebrado na próxima segunda (20), e também os 450 anos do município de Niterói.

Com assinatura dos artistas plásticos Igor Remanowsky, Paulo Remanowsky e Olivier Pelé, o tributo a Zumbi foi confeccionado com uma escultura de seu rosto em material fibra e ficará exposto, em caráter permanente, no ponto mais alto da Rua 22 de Novembro, na altura do número 400, denominado Espaço Quilombola, que recentemente passou por obras para melhor abrigar a imagem e visitantes.

Segundo os moradores, o objetivo da iniciativa é exaltar a raiz africana que ajudou na formação do bairro, principalmente, em relação à cultura, além de celebrar a resistência, saudar os ancestrais e relembrar a luta pela liberdade que vem desde o Brasil Colonial.

O bairro “africano niteroiense” foi palco de venda de escravos, abrigo de negros fugitivos criando Quilombos ao longo das colinas que formam a região e moradia de ex-escravos. Muitos constituíram famílias e seus descendentes vivem no local até hoje.

“O monumento a Zumbi é a valorização de nossas raízes. Aqui no bairro temos várias histórias de luta e superação, algumas até se perderam. Pois tudo é muito falado e não escrito. Por isso que nós, moradores, resolvemos fazer um marco físico no meio do bairro para que no futuro não se perca o nosso maior elo histórico, a ligação Cubango-África” comentou Olivier Pelé, morador e um dos artistas responsáveis pela réplica da cabeça de Zumbi dos Palmares.

A homenagem também será estendida aos moradores locais com placa contendo os nomes de pessoas referências do lugar, algumas já não mais presentes, e outras ainda firmes no propósito de trazer um maior desenvolvimento ao bairro com promoção de acessibilidade a direitos básicos, como saúde, educação, cultura, esporte, entre outros.

A etimologia do nome Cubango é africana. Remete a uma região que integrava o antigo Império do Congo, um dos principais mercadores de escravo para o Brasil. Atualmente, Cubango é uma província de Angola. E também, é nome de um rio que faz a fronteira entre os países Angola e Namíbia.

A materialização dessa homenagem é um trabalho em conjunto das Associações de Moradores das comunidades do Abacaxi e Serrão e também da Associação dos Comerciantes do bairro Cubango.

< Flamengo jogará partida do Carioca de 2024 no Pará; entenda 'Susto grande', diz Carlos Alberto de Nóbrega após alta de hospital <