Cadê a água?

Moradores estão com torneiras secas em meio ao calorão em Niterói

Problema acontece no bairro Maceió há cerca de uma semana

Muitos moradores não têm cisterna para armazenar água
Muitos moradores não têm cisterna para armazenar água |  Foto: Pericles Cutrim

Em pleno calorão, moradores do bairro Maceió, em Niterói, reclamam da falta d'água na região. Segundo eles, a situação já dura cerca de sete dias. O Instituto Nacional de Meteorologia informou que os termômetros podem chegar a quase 40º graus. Com isso, a falta d'água e o calor se tornaram um tormento para os moradores.

Triana Mazzini, de 60 anos e moradora há 28 no bairro, não tem cisterna na sua casa. Apesar disso, conseguiu reservar água em galões, bacias e garrafas. Ela não sabe o que irá fazer se caso a água acabar ainda essa semana.

"Nós estamos largados, tendo que reservar água. Mesmo que não venha água, temos que pagar a conta. A gente liga pra lá e eles falam que tem que esperar cinco dias para o técnico vir. Em cinco dias, eu já estou morta sem água. Águas de Niterói é uma vergonha!, disse.

Gilcineia Fonseca dos Santos, de 87 anos, também está sem água na sua casa e, por conta do forte calor, teve a rotina alterada e passou a almoçar na rua, em frente de casa debaixo de um telhado onde há ar fresco.

A idosa Gilcineia Fonseca dos Santos, de 87 anos, passou a almoçar no meio da rua
A idosa Gilcineia Fonseca dos Santos, de 87 anos, passou a almoçar no meio da rua |  Foto: Pericles Cutrim

"Não tem água, temos que ficar do lado de fora onde tem ar fresco. Estou há cinco dias sem água. Estou pegando um pouquinho de água daqui outro dali e vou vivendo", contou.

"Muita gente aqui só tem uma caixa d'água  nas casas. Na minha casa, eu tenho quatro crianças, que precisam tomar banho e ter água pra beber. A Águas de Niterói está deixando a desejar os moradores de Maceió. Estamos passando por uma grande necessidade. Eu estou tendo que comprar água. Lá em casa, só tem 50 litros de água, como eu vou cuidar dos meus netos?", questionou o aposentado Sidney da Costa, de 70 anos.

O morador Geonísio Pereira de Almeida, também de 70 anos, é cadeirante, é uma das pessoas que mais precisa de água. Ele se sente decepcionado pelo fato de pagar as contas e não ter água nas torneiras. "A conta chega, mas a água mesmo que é o bom não vem", contou.

Geonísio Pereira de Almeida, de 70 anos
Geonísio Pereira de Almeida, de 70 anos |  Foto: Pericles Cutrim

A Águas de Niterói informou, em nota, que "enviou uma equipe técnica ao local e constatou que a bomba que abastece a região está com defeito, precisando passar por manutenção. O reparo está previsto para ser concluído até as 22h desta terça (19)". A empresa disse ainda que "os clientes da concessionária podem solicitar caminhões-pipa por um dos canais de relacionamento: WhatsApp 21 97211-8064, aplicativo Cliente Águas, site www.aguasdeniteroi.com.br ou 0800 723 1222".

< Acabou! Relacionamento de Caio Paduan e Cris Dias chega ao fim Raio atinge e mata duas pessoas na praia; veja vídeo <