Cidades

Moradores realizam ato para liberação de praça em Maria Paula, Niterói

Imagem ilustrativa da imagem Moradores realizam ato para liberação de praça em Maria Paula, Niterói
Moradores querem resposta da Prefeitura sobre as obras da praça Tancredo Neves. Foto: Romulo Cunha

Cerca de 15 pessoas realizaram um ato em frente à Praça Tancredo Neves, em Maria Paula, Niterói, na tarde deste sábado (30) com objetivo de exigir respostas da Prefeitura do município sobre a melhoria do local, que está com as obras paradas há uma ano. De acordo com a placa no local, as intervenções eram para terminar em julho deste ano. Contudo, nada foi feito.

Moradores se reuniram na praça para relembrar momentos de lazer que foram interrompidos pelos tapumes colocados em volta do local. Segundo o presidente da associação de moradores de Maria Paula, Júnior Melo, a praça faz parte da história do bairro.

"A prefeitura fechou a praça dizendo que ia fazer obras, mas já tem um ano. As pessoas vinham para praticar esportes e descansar. Os moradores tinham como hábito passear por aqui. É um espaço público que nos pertence. Caso não for fazer a obra, que pelo menos possam limpar e reabrir a praça, para que as pessoas voltem a usufruir deste espaço. Esse é um ato para que a Prefeitura possa nos explicar a situação. Só isso que queremos."

Júnior Melo, presidente da associação de moradores de Maria Paula

De acordo com o presidente da associação de moradores de Matapaca, Elmo Fernandes, os moradores sentem falta dos equipamentos de lazer e de ginástica que existiam na praça. Elmo ressaltou o desejo de retirada dos tapumes para as pessoas, pelo menos, terem acesso ao local.

"Tem um ano que era para ser iniciada essa obra. Justamente no dia 30 de outubro. Esse é um ato de moradores que querem que a praça seja revitalizada. Se a Prefeitura não tem verba para isso, pode tirar os tapumes, fazer uma limpeza geral e deixem em condições para as pessoas voltarem a utilizar."

Elmo Fernandes, presidente da associação de moradores de Matapaca.

A Praça Tancredo Neves costumava ser um local onde as pessoas se reuniam para jogar futebol, passear com animais e realizar exercícios. Moradora do bairro há 40 anos, Rute Nascimento destacou que os aparelhos de ginástica fazem muita falta no local.

"Queremos muito nossa praça de volta. Sentimos falta da nossa ginástica e da caminhada com nossos animais. Não temos mais áreas de lazer na região, então nós precisamos urgentemente da nossa praça de volta. Pra ontem!"

Rute Nascimento, moradora do bairro.

O vereador Daniel Marques (DEM) esteve no local para exigir respostas da prefeitura sobre o assunto. "Hoje, comemora um ano que a praça está cercada. Nós temos duas possibilidades: a prefeitura acelera essa obra e entrega logo ou ela tira esses tapumes, mas entrega de volta para a população", cometou o vereador.

Procurada, a Prefeitura de Niterói informou que a obra será reiniciada, e assim que for concluída, a praça será aberta totalmente reformada. A previsão de término das intervenções é de 10 meses após o início do trabalho. De acordo com a nota, os trâmites do projeto seguem nos órgãos internos.

Dentre as promessas do órgão, estão: a colocação de grama sintética no campo de futebol; a reconstrução dos vestiários e da área de administração; a instalação de uma nova iluminação e de um alambrado ao entorno da praça; e a área de convivência terá um novo playground, uma academia da terceira idade e o palco ampliado.

No entanto, a Prefeitura não estabeleceu data para início das obras.

< COB inicia preparação para o menor ciclo olímpico da história dos Jogos Itaboraí encerra a programação do 'Outubro Rosa' com passeio ciclístico <