Luto

Morre Antonio José Barbosa, ex-presidente da OAB de Niterói

Toninho morreu um dia após completar 84 anos

Toninho, como era conhecido pelos colegas, atuou por quatro gestões consecutivas como presidente do órgão (2007-2018)
Toninho, como era conhecido pelos colegas, atuou por quatro gestões consecutivas como presidente do órgão (2007-2018) |  Foto: Rede Social
 

O ex-presidente da OAB de Niterói, Antonio José Barbosa da Silva, morreu na noite desta quarta-feira (29), um dia após completar 84 anos, vítima de um câncer contra o qual lutava desde 2016.

Toninho, como era conhecido pelos colegas, comandou a Associação Fluminense de Advogados Trabalhistas (Afat) em três oportunidades e presidiu a Subseção de Niterói por quatro mandatos consecutivos, entre 2007 e 2018. 

Durante sua carreira lançou o primeiro curso de peticionamento eletrônico do estado e a fundação da Escola de Inclusão Digital José Carlos Guimarães, que foi capa da Tribuna da Advocacia em setembro de 2015.  Além disso, criou e dirigiu a Escola Superior da Advocacia do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro (Esat/RJ), e ampliou a Escola Superior de Advocacia (ESA) em Niterói.

São realizações suas, também, a abertura de seis salas dos advogados (fóruns Trabalhista, Federal, Especial Federal, Estadual e de Pendotiba, além de uma para quem milita nas varas cíveis), a criação do Núcleo Atendimento à Mulher Vítima da Violência Doméstica e do projeto Saúde Itinerante, que atendeu mais de 9 mil advogados e foi replicado em diversas seccionais.

Antonio José deixa a esposa, a juíza Maria Bernadete Miranda Barbosa da Silva, quatro filhos, netos e bisnetos.

Em nota, a OAB do Rio decretou luto oficial de três dias pela morte do advogado.

"Sofremos uma enorme perda, estamos todos consternados. É uma referência para a advocacia trabalhista, para a advocacia de Niterói e para a advocacia do Estado do Rio de Janeiro. Tive a honra de conviver bastante com o Toninho, especialmente no período em que presidi a OAB/Barra da Tijuca, tempo em que ele estava à frente da subseção niteroiense. Em nome de toda a classe, presto solidariedade à família, aos amigos e colegas", afirmou o presidente da Seccional, Luciano Bandeira.

< Capa do dia 30/06 Mulher é presa suspeita do golpe 'boa noite, Cinderela' no Rio <