Luto

Morre aos 90 anos Monsenhor Elídio Robaina em Niterói

Elídio era considerado por muitos como o 'pai dos pobres'

No momento, ele estava trabalhando como paróco na Capela São Lucas, em Icaraí
No momento, ele estava trabalhando como paróco na Capela São Lucas, em Icaraí |  Foto: Reprodução
 

Morreu na madrugada deste domingo (26) o Monsenhor Elídio Robaina, de 90 anos, no Hospital Icaraí, em Niterói, Região Metropolitana do Rio. Ele estava internado havia dois meses e a causa da morte foi insuficiência respiratória.

Elídio era considerado por muitos como o 'pai dos pobres', ele já havia completado 58 anos como sacerdote e participou de diversas obras em igrejas na cidade. No momento, ele estava trabalhando como pároco na Capela São Lucas, em Icaraí. 

O velório será na Igreja de São Lourenço dos Índios, onde ele era pároco emérito. O sepultamento vai ocorrer no cemitério Nossa Senhora da Conceição, no Barreto. A informação do horário ainda não foi divulgada.

O monsenhor foi nomeado em 1964, pelo então arcebispo de Niterói Dom Antônio de Almeida Moraes Júnior. Ele fez parte da história da cidade e tornou-se vigário-chefe da Arquidiocese de Niterói, em 1978.

Em 2016, a Academia Fluminense de Letras nomeou Elídio como 'imortal'. 

O prefeito Axel Grael decretou luto oficial de três dias em Niterói, a partir deste domingo (26), em razão do falecimento.

"Não podemos esquecer o importante papel e a imensurável contribuição do Monsenhor Elídio Robaina para a nossa cidade. Conhecido pelo seu trabalho com os mais necessitados, ele também foi fundamental na restauração de igrejas de Niterói. Toda a minha solidariedade neste momento", disse o prefeito.

< Regra que garante segurança de brinquedos no Brasil faz 30 anos Snoop Dogg publica vídeo exaltando a batata de Marechal <