Samba de luto
Morre Ilton Mendes, fundador do Candongueiro em Niterói
Influente no samba foi vítima de AVC
O fundador do Candongueiro, casa de samba mais tradicional de Niterói, Ilton Lopes Mendes, morreu aos 77 anos, na tarde do último sábado (1°), vítima de um AVC. Ilton estava internado desde o dia 17 de setembro no Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo.
O espaço, que funciona em Pendotiba, foi fundado há mais de 30 anos pelo músico e sua mulher, Hilda, nos fundos de casa. O Candongueiro abrigava inicialmente uma roda de samba para os amigos. Com os anos, a casa começou a atrair mais gente e virou local oficial de samba. O compositor Wilson Moreira fez o primeiro show da casa.
Arlindo Cruz, Dudu Nobre, Beth Carvalho, Monarco, Guilherme de Brito, Luiz Carlos da Vila, Moacyr Luz, Walter Alfaiate, Nelson Sargento, Aniceto do Império, Dona Ivone Lara e a Velha Guarda da Portela, entre outros, são artistas que já se apresentaram no local.
Axel Grael, prefeito de Niterói, era frequentador do local e lamentou a perda.
“Perdemos hoje [sábado] o querido Ilton Mendes, Dono do Candongueiro, grande representante do samba em Niterói, uma referência para a cultura popular de Niterói e do nosso Estado. Já passaram pelo Candongueiro nomes como Nelson Sargento, Luiz Carlos da Vila, Aniceto do Império, Monarco e Dona Ivone Lara. Sua casa de samba seguirá sendo berço da sua enorme contribuição para o samba. Minhas condolências aos amigos e familiares.”
O enterro acontece às 13h45 desta terça-feira (4), no Parque da Colina, em Niterói.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!