Luto
Morre um dos médicos mais renomados de Niterói
Agnaldo Luiz Lessa Zagne, 76, faleceu neste domingo (29)
O médico Agnaldo Luiz Lessa Zagne morreu neste domingo (29), aos 76 anos. A causa do falecimento não foi divulgada. Ele deixa esposa, dois filhos e quatro netos.
Zagne ganhou renome na cidade de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, onde foi secretário de Saúde no período de 2000 a 2002, e atuou por longos anos como clínico geral.
Sua atuação à frente da pasta se notabilizou também pela luta contra a epidemia de dengue, que aconteceu durante dois verões, em 2001 e 2002.
O trabalho da Fundação Municipal de Saúde e Departamento de Vigilância Sanitária foi modelo para outros municípios do Estado e do Brasil.
"A secretaria se solidariza com os familiares, amigos e pacientes do médico", disse em nota.
Com currículo extenso, Agnaldo foi ex-diretor do Hospital Universitário Antônio Pedro e era professor aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Em 2014, foi homenageado pelo falecido ex-vereador Carlos Magaldi com o título de cidadão benemérito e com a medalha Albert Sabin.
O velório e cremação irão ocorrer nesta terça-feira (31), entre 13h15 e 16h15, no cemitério Parque da Colina, em Cantagalo.
Em comunicado, o vice-prefeito de Niterói, Paulo Bagueira disse que recebeu com tristeza a notícia da perda.
"Um médico humano, ético e extremamento zeloso com seus pacientes. Em 2014, quando eu presidia o legislativo municipal, pudemos homenageá-lo por iniciativa do então vereador, Carlos Magaldi. Recebeu na ocasião, o título de cidadão benemérito e a medalha, Albert Sabin. Minha solidariedade aos seus familiares, amigos e pacientes", escreveu.
A Universidade Federal Fluminense também emitiu nota de pesar sobre o falecimento de Zagne e frisou que além de ter contribuído para a formação acadêmica e profissional de muitos estudantes de Medicina, ele também atuava como clínico geral, "sendo reconhecido pela sua dedicação e excelência nos atendimentos".
"Na UFF, Zagne ocupou diferentes cargos de gestão, como a direção do Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap). Em virtude do seu profissionalismo e competência, o professor também foi Secretário de Saúde do município de Niterói e recebeu três honrarias na Câmara de Vereadores de Niterói, incluindo o título de cidadão Niteroiense. Neste momento de pesar, a UFF se solidariza com os familiares, colegas e amigos e compartilha o sentimento de luto", finaliza.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!