Tragédia

Morto na Ponte era músico da Orquestra da Grota, em Niterói

Fernando tinha 23 anos e morreu ao se chocar com um guincho

Músico estava na Osquestra desde os 6 anos de idade e dava aulas em projetos
Músico estava na Osquestra desde os 6 anos de idade e dava aulas em projetos |  Foto: Rede social
  

O músico e professor da Orquestra de Cordas da Grota, em Niterói, Fernando Brasil, de 23 anos, morreu em um acidente na Ponte Rio-Niterói, na tarde desta segunda (4).

Fernando acabou se chocando com um guincho da Ecoponte enquanto pilotava sua moto no sentido Rio da via. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu na hora.

A agenda de eventos da instituição foi cancelada, segundo a assessoria. Fernando estava desde os 6 anos na Orquestra e dava aulas aos mais novos. O velório acontece nesta terça-feira (5), a partir das 15h, no Cemitério São Francisco Xavier, em Charitas, Niterói, e o sepultamento será às 17h. 

Fernando durante apresentação da Osquestra
Fernando durante apresentação da Osquestra |  Foto: Rede social
  

A Orquestra, em nota, informa, com extremo pesar, a morte do músico e professor Fernando Brasil Azevedo, vítima de um acidente ocorrido na tarde de ontem, na Ponte Rio-Niterói, quando sua motocicleta colidiu com um guincho da concessionária que opera a via.

Fernando tinha 23 anos. Era músico do conjunto Som Doce da Grota e professor do Espaço Cultural da Grota, formado pelo projeto social de Niterói que oferece aulas gratuitas de música para comunidades carentes, no qual começou a estudar aos 6 anos de idade.

Ele dava aulas a crianças num dos núcleos do projeto na comunidade do Apolo, em Itaboraí, e cursava Licenciatura em Música na UniRio. Fernando deixa pai, mãe e dois irmãos.

Em luto, toda a comunidade de alunos, professores, voluntários e colaboradores do Espaço Cultural da Grota manifesta seus sentimentos à família e demais amigos.

"Doce como a flauta que tocava com paixão, Fernando era delicado, mesmo quando agia com firmeza na defesa daquilo em que acreditava. Que seu espírito de liderança e enorme talento continuem sendo referência para todas as crianças e jovens que o tinham como exemplo. Vai, Fernando, tocar com os anjos. Que sua viagem seja tranquila, repleta de música e paz", finaliza o comunicado. 

A UniRio também lamentou a morte de Fernando. "A UNIRIO lamenta o falecimento do discente Fernando Brasil Azevedo, do 9º período do curso de Licenciatura em Música da UNIRIO, ocorrido nesta segunda-feira, 4 de setembro. A Universidade manifesta seus mais profundos sentimentos aos familiares e amigos em um momento tão difícil e doloroso", disse. 

O prefeito de Niterói, Axel Grael, também enviou condolências à família do músico. "Recebemos com profunda tristeza a notícia do falecimento precoce do músico e professor da @orquestradagrota, Fernando Brasil. Jovem, apenas 23 anos, nos deixou ontem vítima de um acidente na ponte. Fernando cursava Licenciatura em Música na UniRio, estava há seis anos na Orquestra e dava aulas para as crianças.

Triste perda para Niterói, para a música e para a Orquestra de Cordas da Grota, um lugar especial que oferece oportunidades a jovens e crianças de Niterói, sob a liderança do músico e amigo @marcioselles.

Nossos sinceros sentimentos à Dona Maria da Graça e toda a família do Fernando, aos amigos, ao querido Marcio Selles e à comunidade da Grota. Fernando seguirá inspirando crianças e jovens através da música, instrumento de aprendizagem, que oferece perspectivas de futuro e abre portas para a garotada".

< Procurando emprego? Rio tem 850 vagas disponíveis; confira Carro pega fogo e complica trânsito na Ponte Rio-Niterói; vídeo <