Literatura

Motivação no trabalho: confira cinco dicas sobre o tema

Escritor Leonardo Nascimento lança livro contra a autossabotagem

Leonardo Nascimento é teólogo, escritor, coach e analista comportamental e lança seu terceiro livro
Leonardo Nascimento é teólogo, escritor, coach e analista comportamental e lança seu terceiro livro |  Foto: Marcelo Eugênio
  

Manter a motivação no trabalho pode ser difícil, mas o teólogo, escritor, coach e analista comportamental, Leonardo Nascimento, traz cinco dicas para deixar a chama sempre acesa e ajudar a nos manter focados.

Para ele, a procrastinação é a mania que muitos de nós temos de adiar as coisas e deixar para depois. É o famoso ‘depois eu faço’ e com isso chega a autossabotagem quase sempre e é por causa dela que muitos bons profissionais acabam ficando estagnados no mesmo lugar.

Leonardo fez seu primeiro curso de coach em 2011, quando ninguém sabia do que se tratava. Teólogo desde 2003 e com pós em psicopedagogia, o empreendedor começou a trabalhar com liderança, treinamento em equipe e visão de empresa e se apaixonou.

Escritor está em seu terceiro volume
Escritor está em seu terceiro volume |  Foto: Marcelo Eugênio
  

"As pessoas ainda torcem o nariz quando ouvem a palavra coach, porque tem medo do novo. Mas as ferramentas e o conhecimento que esse profissional pode trazer é enriquecedor. Eu, por exemplo, faço o acompanhamento do funcionário, treinamos juntos e as ferramentas e técnicas o ajudam muito", explica.

Leonardo destaca que a rotina é a grande vilã e ela é ruim em todos os sentidos, seja na empresa, dia a dia ou casamento e precisa ser combatida. Ele explica que na empresa existem temas como motivação, por exemplo, onde fica claro que precisamos trabalhar para ganhar nosso dinheiro e conseguir as coisas, mas precisamos ter um 'algo a mais'. Segundo ele, todos podem ser motivados desde que se entenda o que quer. 

As pessoas ainda torcem o nariz quando ouvem a palavra coach, porque tem medo do novo. Mas as ferramentas e o conhecimento que esse profissional pode trazer é enriquecedor Leonardo Nascimento, escritor e coach
 

"Qual a sua busca? seu anseio? Essas são algumas das perguntas que faço para os meus mentorados. Um dos maiores desafios da liderança corporativa é muitas vezes não conhecermos o coração do liderado, não conhecermos sua história. Meu trabalho tem sido muito esse: fazer esse meio campo, ouvir as dificuldades e as dores".

Dicas sobre organização, valores e o trabalho em equipe estão no livro
Dicas sobre organização, valores e o trabalho em equipe estão no livro |  Foto: Marcelo Eugênio
  

Após anos de experiência e dedicação ao trabalho com pessoas, Leonardo conta ao ENFOCO, suas cinco dicas para manter a motivação no ambiente de trabalho.

Escritor diz que procrastinação é a mania que muitos têm para adiar coisas e deixar para depois. É o famoso ‘depois eu faço’, culminando na autossabotagem
 

Saiba o que quer

O coach explica que é necessário que a pessoa saiba exatamente o que quer para sua vida. "As vezes cobramos muito da empresa e não sabemos o que queremos, nossa visão de mundo não é clara. Quando amamos o que fazemos, quando acordamos com prazer e levantamos de manhã com sede daquilo, é muito melhor! Se eu gostar do que faço, eu vou ter muito mais resultado e isso é contagiante. Não é dinheiro, não é cargo, é questão de posicionamento. Você pode não ter um cargo de chefia, mas exerce um cargo de liderança aconselhando e ouvindo um amigo, por exemplo. Para quem não sabe onde está indo, qualquer lugar serve".

Reconheça seu valor

"Saber quem é, aceitar o mérito. As vezes o mérito não vem por distração, alguns líderes possuem dificuldade de elogiar ou não gostam para não gerar vaidade e nesse momento chega a frustração, o desânimo. Por isso, saber quem é e conhecer o seu valor é primordial para um trabalho bem executado sem ficar a espera de elogios".

Saiba somar

Leonardo explica que o funcionário pode fazer o que mandam ou ele pode entregar um pouco mais. "A frase que mais ouço é: sou pago para fazer isso e ponto! Vivemos em um país com milhões de desempregados e se esforçar é esticar um pouco mais a mão e assim aprender coisas novas. Desta forma, perpetuamos nosso trabalho e temos novas perspectivas. É muito bom para o seu líder, ser surpreendido positivamente".

Organize suas atividades

"Passamos mais tempo com nossa equipe de trabalho do que em casa e o ambiente precisa ser prazeroso e aconchegante. O imediatismo influencia as pessoas a ficarem mais exaustas e com isso, nossa tendência é deixar que tarefas se acumulem  e assim procrastinamos. Organizar as atividades em etapas, em uma agenda ou caderno de anotações e não deixar para fazer depois, ajuda a ter maior controle sobre o que precisa ser feito.

Estabeleça metas

"Todos temos metas e desafios e em qualquer setor as pessoas esperam resultados de nós. Não podemos funcionar somente quando alguém nos valida. O reconhecimento é bom, mas se isso não acontecer não podemos perder a motivação. Fazer uma lista de metas nos ajuda a identificar onde queremos chegar, o que almejamos e o que estamos traçando para as nossas carreiras. Esse mecanismo vai nos ajudar a nos reconhecer como bons profissionais.

Gestão das emoções 

Lançando seu terceiro livro, o 'Coração bem guardado', o escritor trouxe um verdadeiro guia de gestão das emoções. De acordo com Leonardo, quem consegue na prática fazer uma gestão eficaz de suas emoções, identificar e erradicar os sentimentos ruins, terá mais sucesso na resolução de problemas e maior habilidade para lidar com os conflitos que ocorrem o tempo inteiro no ambiente corporativo, acadêmico e familiar.

Apaixonado por liderança, ele explica que o maior desafio dos nossos dias é guardar nosso coração. "Saber o que e quem controla o nosso coração, ações e motivações, é imprescindível. A importância de guardá-lo bem nos ajuda para que não tenhamos surpresas. Vivemos em uma época onde as pessoas estão dando muito valor ao que é temporal e constantemente precisamos nos perguntar onde está nosso coração? Será que ele está bem guardado e protegido? Esse cuidado, pode garantir que nossos sonhos e anseios também estejam protegidos de qualquer tentativa de pessoas ruins", diz Leonardo.

Peguei algumas informações, experiências e cases de pessoas que tiveram seus corações roubados pela fama, orgulho e soberba. O livro mostra como estamos sendo testados o tempo todo e que todas as nossas frustrações vêm das nossas expectativas Leonardo Nascimento, escritor e coach
 

Para tornar a leitura de seu livro mais leve e dinâmica, o autor traz em todas as suas obras, exercícios para deixar a leitura mais fluida e para que os leitores consigam fazer anotações. No livro ele conta que serão encontradas dicas, exemplos, reflexões e exercícios sobre o cuidado que devemos ter com nosso coração e nossa vida.

"Peguei algumas informações, experiências e cases de pessoas que tiveram seus corações roubados pela fama, orgulho e soberba. O livro mostra como estamos sendo testados o tempo todo e que todas as nossas frustrações vêm das nossas expectativas. Quem consegue controlar seu coração, controla suas emoções, aspirações, sua vida em todos os sentidos. Guardar o coração é um desafio imenso e quem faz isso tem mais vantagem sobre si", ressalta Leonardo.

Os livros 'Como ser amigo de Deus' e 'Imersão', foram sucessos na Bienal do Livro e além disso, o autor já possui também três e-books lançados. O lançamento do livro 'Coração bem guardado' será realizado no próximo dia 26, no terraço do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, no Campo de São Bento, em Icaraí.

< Câmera flagra acidente na RJ-140, em Arraial do Cabo; veja vídeo Governo alerta para acidentes em festas juninas <