Manifestação

Motociclistas de Niterói fazem ato por melhores condições

Cerca de 40 profissionais participaram do movimento

Manifestação de motociclistas na Alameda
Manifestação de motociclistas na Alameda |  Foto: Lucas Alvarenga
  

Motociclistas se reuniram durante um ato pedindo por melhorias para a classe nessa quarta-feira (17), na Zona Norte de Niterói. Em uma manifestação pacífica, protocolada com a Polícia Militar e com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), eles se organizaram com megafone, caixa de som e cartazes com dizeres como: “categoria unida jamais será vencida” e “queremos mudança já”. 

Dentre as reivindicações, estão o pedido para evitar reboques excessivos das motos, meio de trabalho e de sustento dos profissionais, além da garantia da lei que regulamenta a ação dos mototaxistas, que foi publicada em Diário Oficial em 2015. Houve reivindicação também sobre o pedido das faixas exclusivas para ônibus para que também possam ser utilizada por eles para evitar acidentes. O trânsito segue complicado em diversas vias do centro em razão da manifestação. 

Dentre as reivindicações, estão o pedido para evitar reboques excessivos das motos, meio de trabalho e de sustento dos profissionais, além da garantia da lei que regulamenta a ação dos mototaxistas
  

A medida foi colocada em prática em 2014 após uma decisão da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), que liberou a faixa para as motos circularem, mas os profissionais contam que, na prática, recebem multas de câmeras de segurança quando circulam nessas faixas pela cidade. 

“A nossa principal luta é para que seja cumprida a lei federal de número 14.229, que diz caso as motos tenham irregularidades que não colocam em risco a segurança, como um retrovisor trincado, o documento dela deve ficar retido em uma blitz e temos um prazo de 15 dias para resolver o problema e pegar o documento de volta, mas essa lei não tem sido cumprida aqui e as nossas motos tem sido recolhidas pelo reboque e levadas lá para o Pátio Legal de Vargem Grande, quando deveriam ser levadas para o depósito daqui”, afirmou Leonardo Formoso, de 36 anos, um dos participantes do movimento. 

Profissionais se concentraram no Ponto Cem Réis
Profissionais se concentraram no Ponto Cem Réis |  Foto: Lucas Alvarenga
  

Os motociclistas pedem ainda menos burocracia nos trâmites das apreensões em Niterói. 

“Tem motos nossas que são rebocadas na sexta e só podemos pegar elas na segunda. Com isso, ficamos o fim de semana todo sem o nosso meio de trabalho. Só queremos separar o certo do errado. Com o nosso movimento de hoje, queremos incentivar a população a participar. Temos motoboys a pé, de moto e até de carro para mostrar nossa força e nossa voz”, afirmou ele. 

Nesta quarta (17), o movimento foi iniciado no Ponto Cem Réis e seguiu para o centro em direção à Prefeitura de Niterói. A manifestação acontece de forma pacífica e marcada por buzinaços.

Procurada, a Prefeitura de Niterói não se manifestou ainda sobre o caso.

< CS:GO: luta por vagas no Major Rio tem times de Paquetá e Casemiro Fluminense e Fortaleza fazem duelo de tricolores por vaga nas semis <