Prevenção

Motoristas receberão alertas de enchentes por aplicativo no Rio

Parceria foi firmada com o Município e o estado de São Paulo

O alerta aparecerá para os motoristas caso tentem atravessar uma área inundada
O alerta aparecerá para os motoristas caso tentem atravessar uma área inundada |  Foto: Marcelo Tavares
  

A partir de agora, os motoristas de São Paulo e da cidade do Rio de Janeiro receberão alertas sobre enchentes por meio do aplicativo Waze quando seus destinos forem afetados por inundações. A nova função é em parceria com o governo do Estado de São Paulo, através da Coordenação Estadual de Defesa Civil que se tornou recentemente parceira do programa "Waze for Cities", e na cidade do Rio, através do Centro de Operações Rio (COR).

O alerta aparecerá para os motoristas do Waze caso tentem atravessar uma área inundada, o usuário poderá escolher se quer mudar a rota ou continuar dirigindo no mesmo destino.

O projeto já está operando nas capitais paulista e fluminense. Em São Paulo, o Centro de Gestão de Emergência da Defesa Civil é o responsável por abastecer a central de emergência do aplicativo com as áreas de incidência de chuva, o que permite aos usuários serem alertados automaticamente se o trajeto selecionado estiver com risco de inundações.

Assim, os motoristas que utilizam o aplicativo poderão acompanhar as informações de emergência sobre as rotas afetadas por chuvas fortes na tela de seu celular.

"Com esse novo recurso, o Waze deseja ajudar a minimizar os impactos das enchentes na vida da população, e ser uma grande ferramenta dos motoristas que enfrentam os efeitos meteorológicos no trânsito. Esperamos bons resultados desta parceria com Governo de São Paulo e Prefeitura do Rio" diz  o executivo da empresa, Douglas Tokuno. 

Para o governador Tarcísio de Freitas, o novo alerta reforça o compromisso do Estado de mitigar riscos e de salvar vidas. "Esta iniciativa aumenta o número de pessoas que serão informadas sobre a situação de risco iminente, ajudando na prevenção e na redução dos danos causados pelos desastres", disse.

A Defesa Civil Estadual reforça que, além do Waze, as notificações de alerta sobre eventos climáticos continuarão sendo enviadas via SMS e pelas redes sociais do órgão nos endereços @defesacivilsp.

No Rio, o Centro de Operações fará envios automáticos de e-mails de emergência ao Waze sempre que forem cadastradas ocorrências relacionadas a alagamento no sistema do COR. A mensagem vai conter a localização exata do problema e o nível de criticidade da ocorrência, para que o Waze possa enviar alertas aos usuários.

"Esta parceria com o Waze é mais uma iniciativa do Rio para oferecer informações precisas sobre situações de risco e, principalmente, resguardar a segurança dos cidadãos, além de minimizar os impactos na cidade"- destacou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

O Centro de Operações Rio (COR) reitera que, além do Waze, todas as informações estão disponíveis para a população por meio do aplicativo e do site do COR (cor.rio) e das redes sociais (@OperacoesRio). O aplicativo do COR também envia alerta aos usuários e é gratuito para Android e IOS.

Os moradores também podem se cadastrar para receber mensagens de texto sobre a previsão de chuvas. Para isso, é preciso enviar o CEP da residência por SMS para o número 40199. O serviço é gratuito.

< O pontapé para uma alimentação saudável e que eleva a autoestima WhatsApp vai liberar mais opções de privacidade. Veja como usar <