Cidades

Movimentação tranquila no primeiro dia de Enem em Niterói

Publicada às 12h45

Imagem ilustrativa da imagem Movimentação tranquila no primeiro dia de Enem em Niterói
|  Foto: Foto: Karina Cruz
Portões foram abertos mais cedo. Foto: Karina Cruz

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) edição 2020 foi sem aglomeração nas primeiras horas de abertura dos portões em Niterói. Para evitar aglomeração na entrada, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) antecipou a abertura dos portões para 11h30 (horário de Brasília).

De acordo com o Inep, 5.783.357 inscrições foram realizadas para o Enem 2020, considerando a versão impressa e online. No estado do Rio de Janeiro há 380.691 inscritos; em Niterói, 17.204; e em São Gonçalo, 19.251. Os portões fecham às 13h, e as provas começam às 13h30. Os candidatos podem realizar o exame até às 19h e os resultados serão divulgados no dia 29 de março.

Para o participante Lucas Lima, de 19 anos, a abertura antecipada dos portões ajudou na locomoção.

"Hoje é domingo e ainda tem a pandemia. Ficamos com medo de trânsito, ônibus demorar, chegar atrasado, então essa abertura mais cedo ajudou, e também para entrar com calma, sem tumulto", disse.

A participante Nivea Lemos, de 18 anos, chegou na faculdade Universo de Niterói uma hora antes da abertura dos portões, às 10h30.

"Achei essa abertura dos portões mais cedo uma boa mudança, podemos chegar com calma, sem aglomerar, mas acho que a edição de 2020 poderia ter sido adiada, ainda mais nesse cenário de aumento dos casos de Covid-19 no Rio", disse.

De acordo com a moradora de Niterói, alguns estudantes podem ser prejudicados devido ao atraso no ano letivo.

"Eu sempre estudei em colégio particular e continuei estudando a distância mesmo na pandemia, mas nem todos os participantes conseguiram se preparar, então pensando nesse grupo, deveria ser adiado, mas já que não foi, temos que fazer. Fiz a prova em 2019 para conhecer e vou fazer agora para valer", finalizou.

Provas remarcadas

As provas impressas, que estavam previstas para serem aplicadas em novembro de 2020, foram remarcadas devido a pandemia do novo Coronavírus. A segunda prova será aplicada no próximo domingo (24).

As pessoas acometidas pela Covid-19 podem solicitar a participação na reaplicação das provas, que acontecerá nos dias 23 e 24 de fevereiro. Neste caso, a condição deverá ser comunicada previamente na Página do Participante. Se o participante apresentar sintomas no dia da prova, deverá entrar em contato com a Central de Atendimento do Inep pelo número 0800 616161.

Medidas preventivas

Devido a pandemia, os locais de prova serão higienizados antes de cada aplicação e organizados para garantir o distanciamento social adequado. O uso da máscara facial é obrigatório durante toda a aplicação, e o participante que se recusar a utilizar o equipamento de produção será eliminado do exame. A retirada só será permitida para
alimentação ou ingestão de líquidos.

De acordo com o Inep, os participantes que se enquadram no grupo de risco terão ensalamento diferenciado. A ocupação máxima, além da redução de pessoas por ambiente.

O Exame

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC), desde 1998. O Enem avalia o desempenho do estudante e colabora para autoavaliação, acesso à educação superior, acesso a financiamento e apoio estudantil, e desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

A estrutura do exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Ao todo, são 180 questões. A redação, que é um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema, deve ter no mínimo 7 linhas e no máximo, 30.

< Sancionada lei que cria carnaval fora de época no Rio CoronaVac: área técnica da Anvisa aprova uso emergencial <