Risco

Mulher é mordida por rato dentro de supermercado em Niterói

Rede afirmou que loja está em dia com inspeção sanitária

Assessoria do mercado confirmou o fato e disse que aumentou a fiscalização no estabelecimento
Assessoria do mercado confirmou o fato e disse que aumentou a fiscalização no estabelecimento |  Foto: Marcelo Eugênio
 

Uma mulher acabou mordida por um rato nesta quarta-feira (13) enquanto escolhia produtos em uma prateleira dentro do supermercado Super Market, no Fonseca, na Zona Norte de Niterói. Funcionários do estabelecimento, no entanto, negaram que o caso tenha acontecido no local.  A reportagem não conseguiu contato com a vítima. 

Após ser ferida pelo roedor, a vítima procurou atendimento no Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal), no mesmo bairro, mas foi orientada por funcionários a ir em uma unidade municipal de saúde. 

Procurada, a assessoria do Super Market confirmou o ocorrido dizendo que prestou o socorro à vítima. De acordo com o comunicado, a última verificação de uma empresa terceirizada para combater zoonoses no local foi realizada na última segunda-feira (11) e atestou que o estabelecimento estava livre de pragas e roedores.

"A loja cumpre todas as normas estabelecidas pela legislação vigente, bem como emprega as melhores práticas para atender às recomendações da administração pública direta e indireta e de seus órgãos fiscalizadores. O estabelecimento realiza trabalho constante de vigilância e controle de pragas urbanas e toma todas as medidas para o combate e prevenção de zoonoses", informa a nota.

Super Market confirmou o ocorrido dizendo que prestou o socorro à vítima e reforçou fiscalização na loja onde o caso aconteceu
  

Após o ocorrido, o supermercado disse que aumentou o combate aos ratos e pragas com atuação nas áreas internas e externas do estabelecimento. 

Cuidados

Especialista em Clínica Médica pela UniRio, Rafaella Eliria explica que o tratamento para mordida de ratos consiste na lavagem da ferida com água e sabão por alguns minutos sobre o local afetado. 

Tratamento da febre por mordida de ratos é feito com antibióticos, sendo a penicilina o medicamento de escolha Rafaella Eliria, Médica
  

A vítima também deve colocar soro fisiológico e pode até imobilizar o membro. Rafaella orienta também que não se deve colocar nenhum produto no ferimento causado por um roedor e que a pessoa mordida deve receber vacina ou soro antirrábico para evitar doenças como a raiva e a Febre por Mordida de Rato (FMR), doença menos frequente.

"A FMR se caracteriza por febre, erupção cutânea e artrite. Se não for tratada, pode evoluir com pneumonia, endocardite e sepse, com prognóstico muito ruim. Em média 10% dos casos chegam a óbito. O tratamento da febre por mordida de ratos é feito com antibióticos, sendo a penicilina o medicamento de escolha", conta.

< Descubra os segredos do prato típico da semana santa, o bacalhau Caminhão de tijolos fura pneus e congestiona trânsito em Itaboraí <