Covid-19

Municípios iniciam quarta dose a idosos com mais de 80 anos

Maricá, São Gonçalo e Rio aplicam dose extra do imunizante

Maricá, São Gonçalo e Rio aplicam dose extra do imunizante
Maricá, São Gonçalo e Rio aplicam dose extra do imunizante |  Foto: Arquivo/Alex Ramos
 

 Após anúncio do ministério da Saúde que autorizou o início da aplicação da quarta dose a idosos com mais de 80 anos, municípios dão início à vacinação para a faixa etária.

Em São Gonçalo, a prefeitura informou que as doses serão aplicadas já nesta sexta-feira (25). Para se vacinar, os gonçalenses têm que apresentar o comprovante de vacinação com as três doses anteriores, a identidade e ter mais de quatro meses de intervalo da dose de reforço (terceira dose).

Treze locais estão disponíveis, das 8h às 17h. No sábado (26), as clínicas Gonçalense do Mutondo e da Família Dr. Zerbini, no Arsenal, vacinam, das 8h às 12h. A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil pede para que a população chegue aos pontos de vacinação uma hora antes do término da aplicação da vacina para que o expediente termine no horário previsto.

A secretaria continua vacinando todos os gonçalenses contra o coronavírus com mais de 5 anos e disponibiliza 31 locais para a vacinação infantil – de 5 a 11 anos, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para os gonçalenses com mais de 12 anos, 13 locais estão disponíveis, das 8h às 17h.     

Para a aplicação da primeira dose, as pessoas com mais de 18 anos precisam levar carteira de vacinação e cartão do SUS ou CPF. Os menores de 18 anos devem apresentar caderneta de vacinação, cartão do SUS ou CPF, identidade e ir acompanhado de uma pessoa responsável com mais de 18 anos.

Já para a segunda dose, é obrigatório apresentar documento de identidade e o comprovante de vacinação da primeira dose. Para a dose de reforço é necessário levar identidade e comprovante de segunda dose. Para a dose adicional e de reforço dos imunossuprimidos, o comprovante da segunda dose aplicada/dose adicional, identidade e o comprovante/laudo da doença imunossupressora, respectivamente. Para a quarta dose dos idosos com mais de 80 anos, é necessário apresentar identidade e comprovante das doses anteriores.

Maricá

 Prefeitura de Maricá inicia nesta sexta-feira (25) a aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose) contra a covid-19 nos idosos com 80 anos ou mais, conforme recomendação do Ministério da Saúde. A dose estará disponível para as pessoas desta faixa etária que receberam o primeiro reforço há, no mínimo, quatro meses. A vacinação vai ocorrer em nove polos fixos e na Unidade Móvel de Saúde que está estacionada no Jardim Atlântico, em Itaipuaçu. A expectativa do município é reforçar a imunização de 4.300 idosos.

Para receber o reforço, é necessário que o idoso apresente um documento de identidade com foto, CPF, além do comprovante de vacinação em um dos polos do município. Os idosos acamados ou com dificuldade de locomoção severa podem receber a vacina em casa. Basta agendar na Unidade de Saúde da Família (USF) de referência.

"Estudos indicam que a imunidade proporcionada pela vacina vai reduzindo ao longo do tempo, principalmente nos grupos mais vulneráveis como os idosos desta faixa etária. Por isso, é fundamental que este grupo receba a segunda dose de reforço dentro do intervalo recomendado para ampliar a proteção contra o vírus", explica a subsecretária da Rede de Atenção Ambulatorial e Saúde Coletiva, Claudia Rogéria de Lima. 

Reforço

Mais de 72 mil pessoas acima de 18 anos já receberam a dose de reforço, indicada a partir dos quatro meses após a aplicação da segunda dose ou dose única. O número corresponde a 56% da população adulta. A aplicação do reforço continua ocorrendo normalmente para esta faixa-etária, de segunda a sexta-feira, também nos nove polos e na Unidade Móvel de Saúde.

Além da dose de reforço em geral e dose extra para o grupo de pessoas imunossuprimidas (pessoas com baixa imunidade), o município segue aplicando a segunda dose, com intervalo reduzido para 21 dias na vacina da Pfizer e oito semanas para a AstraZeneca, e repescagem da primeira dose para todos acima de 12 anos.

Niterói

Já a Secretaria de Saúde de Niterói vai anunciar, na próxima semana, o calendário de vacinação da quarta dose, ou segunda dose de reforço, contra a covid-19 para idosos acima de 80 anos. A informação foi divulgada em vídeo ao vivo nas redes sociais da Prefeitura, na noite desta quinta-feira (24), com o prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), e o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira. 

A quarta dose do imunizante já está disponível nas unidades de saúde do município para imunossuprimidos.De acordo com Rodrigo Oliveira, a cidade segue há mais de três semanas em um cenário de redução do coronavírus e, no momento, tem apenas dois pacientes internados com diagnóstico de Covid-19. O secretário aproveitou para reforçar que a cidade segue em repescagem contínua e a importância de completar o esquema vacinal.

"Tivemos uma redução do número de casos confirmados, do número de pessoas que procuram as unidades de urgência, dos testes realizados e testes positivos. No período de alta da Ômicron chegamos a ter 52% dos testes realizados positivos, ou seja, a cada 100 testes realizados, 52 positivos. Hoje, a cada cem testes realizados, apenas cinco são positivos. Seguimos também com redução importante do número de óbitos. Isso se deve ao esforço de todo cidadão de Niterói que cumpriu as medidas junto com a Prefeitura, mas principalmente, ao nosso esforço coletivo em relação à vacinação", disse.

A Prefeitura de Niterói está aplicando a primeira e a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. Estão sendo imunizados com a dose de reforço adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidade e deficiência permanente, com 5 meses de intervalo da segunda dose. A população a partir de 18 anos também está recebendo a dose de reforço, com intervalo de 4 meses. A quarta dose está sendo aplicada em imunossuprimidos, com intervalo de 4 meses da terceira dose. A cidade segue em repescagem contínua.

Para receber a dose de reforço é preciso apresentar identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante da primeira e segunda dose da vacina e laudo da comorbidade ou deficiência permanente. Serão vacinados os jovens com comorbidades ou deficiência permanente listadas no Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

Rio

Os moradores do Rio de Janeiro com mais de 80 anos já podem receber a segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19. A aplicação da chamada quarta dose começou hoje em todas as unidades básicas de saúde. Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, o grupo acima de 80 anos foi considerado pelo Ministério da Saúde como imunossuprimido, e, por isso, foi incluído na vacinação extra.

“O Ministério da Saúde considera que os idosos acima de 80 anos têm dificuldade de produção de anticorpos, está considerando no grupo de imunossuprimidos e recomenda que todos façam a quarta dose da vacina para covid-19. É a segunda dose de reforço. Ela é bastante importante porque mantém o nível de imunidade bastante alto, como acontece após a terceira dose”, explicou.

Acrescentou que a cidade do Rio tem estoques o suficiente das vacinas AstraZeneca e Jansen para essa aplicação extra e aguarda um carregamento da Pfizer. O idoso pode escolher qual vacina irá tomar dentre as disponíveis na unidade de saúde. A recomendação é aguardar quatro meses entre a primeira e a segunda dose de reforço.

A primeira idosa a tomar a quarta dose na manhã de hoje (24), no posto de vacinação do Planetário, na Gávea, zona sul do Rio, foi Laila Simão, de 85 anos. Ela disse que teve covid-19 em 2020 e agora está aliviada com a vacina reforçada.

“Estou aliviada porque eu tive a doença e sei o que é. Fui uma das primeiras também, foi horrível, horrível. Não fiquei com medo porque não tinha ainda essas informações que há hoje. Eu não tenho medo de morrer, eu tenho medo de sofrer. Tenho seis netos, quatro bisnetos, tenho que proteger todo mundo. Se tiver consciência, se vacine”, aconselhou Laila.

< Lipe pede desculpas a Viih Tube: 'Me expressei de forma errada' No Maracanã, Brasil aplica goleada e complica chilenos <