Acolhimento

Municípios intensificam medidas a pessoas em situação de rua

Com frio intenso, campanhas foram adiantadas

Equipes da SMASES reforçaram a abordagem no entorno da Praça Juscelino Kubitschek, no Centro
Equipes da SMASES reforçaram a abordagem no entorno da Praça Juscelino Kubitschek, no Centro |  Foto: Luciana Carneiro/Prefeitura de Niterói
 

Por conta do frio intenso dos últimos dias, alguns municípios da Região Metropolitana intensificaram as medidas de acolhimento à população em situação de rua. 

Em Niterói, a prefeitura abriu 60 vagas temporárias para acolher os mais vulneráveis. Os centros de acolhimento do Município e os hotéis emergenciais já oferecem, juntos, aproximadamente 300 vagas para pessoas em situação de rua.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES) também intensificou a abordagem pelas ruas com maior concentração de pessoas vulneráveis para tentar convencê-los a aceitar o acolhimento, ainda que temporário.

"A Prefeitura de Niterói intensificou, nesta semana, as rondas de abordagem da Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária nos locais que concentram a população em situação de rua. Como nosso hotel emergencial está chegando a sua capacidade máxima de hóspedes, abrimos o Centro Pop para pernoite e vamos abrir outro abrigo temporário, com mais 60 vagas", disse o prefeito de Niterói, Axel Grael.

Prefeitura de Niterói abriu 60 vagas temporárias para acolher os mais vulneráveis
Prefeitura de Niterói abriu 60 vagas temporárias para acolher os mais vulneráveis |  Foto: Luciana Carneiro / Prefeitura de NiteróiNiterói
  

Equipes da SMASES reforçaram a abordagem no entorno da Praça Juscelino Kubitschek, no Centro. Durante a semana, os agentes sociais fazem ronda rotineira e diária, além das emergenciais no cair da noite, quando fica ainda mais frio. Até o momento, cerca de 60 pessoas aceitaram acolhimento temporário e em um dos espaços da Prefeitura.

Durante esse período, a Secretaria está com o Centro Pop aberto de forma contínua e todos que precisarem de acolhimento podem buscar auxílio na Rua Coronel Gomes Machado, 259 – Centro.

São Gonçalo

Sede da prefeitura está recebendo doações de agasalhos a pessoas em situação de rua
Sede da prefeitura está recebendo doações de agasalhos a pessoas em situação de rua |  Foto: Renan Otto / Ascom São Gonçalo
 

A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Assistência Social, lança, nesta sexta-feira (20), a campanha “Aquece São Gonçalo 2022 - A solidariedade aquece o coração”.

Assim como antecipou o acolhimento provisório à população em situação de rua, a pasta também decidiu adiantar a campanha do agasalho, que costuma ser feita no inverno, por conta da intensa frente fria que se instalou no estado. 

Em São Gonçalo, as prioridades são para doações de cobertores, lençóis, casacos, calças, meias e luvas
  

Inicialmente, serão três locais de coleta, que são: a sede da Secretaria de Assistência Social, em Venda da Cruz, a Prefeitura de São Gonçalo e o Partage Shopping, ambos no Centro. 

As prioridades para doações são cobertores, lençóis, casacos, calças, meias e luvas. As doações serão entregues para os inscritos no Centro Pop e as pessoas atendidas em abordagens noturnas realizadas pela Assistência Social. 

“Seguimos empenhados para atender as pessoas em situação de rua que tanto precisam, especialmente, durante esses dias mais frios. Além da campanha de agasalho, estamos intensificando as abordagens noturnas nas ruas do município para atender as pessoas em vulnerabilidade social”, declarou Edinaldo Basílio, secretário de Assistência Social.

Maricá 

A Prefeitura de Maricá iniciou nesta sexta-feira (20) a campanha do agasalho para aquecer a população em situação de rua. As doações de roupas, agasalhos, meias, toucas e cobertores podem ser feitas em um dos 14 pontos de coleta, das 8h às 17h. A campanha acontece durante o outono e inverno e é uma parceria das secretarias de Assistência Social e de Políticas Inclusivas.

Prefeitura de Maricá organizou uma campanha interna de arrecadação de cobertores nas secretarias e autarquias
  

As doações podem ser feitas nas unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do Centro, Região Oceânica, CEU, São José do Imbassaí, Inoã, Santa Paula, Itaipuaçu, Jardim Atlântico e Bosque Fundo; no Centro de Referência Especial da Assistência Social (Creas), no Centro; no Centro POP; na sede da Secretaria de Políticas Inclusivas e nas casas administrativa e técnica do Centro de Referência de Políticas Inclusivas, na região central.

Doações

 Além do apoio dos moradores, a prefeitura organizou uma campanha interna de arrecadação de cobertores nas secretarias e autarquias. A expectativa é reunir mais de 700 agasalhos e cobertores que serão entregues à população em situação de rua do município.

< Confira os memes da visita de Elon Musk ao Brasil PMs e agentes da Seap são presos por ligação com chefe da milícia <