Vitória
Músicos de projeto social de Niterói vão se apresentar nos EUA
Artistas promoveram campanha solidária para viajar
Oito flautistas do Espaço Cultural da Grota, projeto de inclusão social pela música com sede em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, embarcam nesta quarta-feira (7) para Boston, onde irão participar, como convidados, do "Early Music Festival", o maior festival de música antiga dos Estados Unidos.
Além de acesso gratuito a todas as aulas, palestras, masterclasses e concertos, eles irão se apresentar no domingo (11) no Jordan Hall, a sala de concertos do New England Conservatory of Music, na cidade norte-americana. Um concerto extra também está agendado para sexta-feira (9).
Para chegarem a Boston, além de muito estudo e dedicação nos ensaios, os integrantes do "Som Doce da Grota" contaram com a solidariedade do público, já que não havia recursos para custear a emissão dos passaportes e vistos, as passagens e a alimentação para todos os integrantes durante os cinco dias de estadia nos Estados Unidos.
Apenas a hospedagem estava garantida pela organização do evento. Com a realização de concertos em Niterói, a promoção de rifas e doações recebidas por meio de uma campanha de arrecadação, o grupo conseguiu a verba necessária para a viagem.
"Queremos agradecer muito a todas as pessoas e instituições que nos apoiaram, seja doando dinheiro em espécie, oferecendo espaços para as nossas apresentações ou divulgando a nossa campanha. Esta será uma experiência inesquecível e importantíssima, não apenas para os músicos que estão embarcando, mas também para os cerca de mil alunos do nosso projeto, que veem na viagem desse pequeno grupo a confirmação de que, sim, é possível chegar lá com disciplina, dedicação e perseverança", afirma Lenora Mendes, coordenadora do Som Doce e uma das fundadoras do Espaço Cultural da Grota.
No último domingo (4), o Som Doce se despediu do público com um pocket show no Campo de São Bento, em Icaraí, abrindo a apresentação da Sinfônica Ambulante, num evento realizado pela Fundação de Artes de Niterói.
Na apresentação marcada para o domingo (11), em Boston, o Som Doce vai interpretar músicas de compositores barrocos e renascentistas. Haverá, ainda, um show especial na sexta (9), num evento chamado Recorder Relay, com a presença de outros artistas, no qual o conjunto da Grota vai apresentar um repertório tipicamente brasileiro, com canções consagradas da nossa música, adaptadas especialmente para o grupo.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!