Logo Enfoco


    Cidades

    Natal terá vagas de emprego e Papai Noel virtual em Niterói

    Publicado 06/11/2020 às 11:45 | Autor: Lislane Rottas
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Natal promete ser diferente este ano. Foto: Renato Mello

    Papai Noel Virtual, delivery de presentes e lojas enfeitadas faltando pouco mais de um mês para o feriado mais aguardado pelos comerciantes: o Natal este ano será diferente em Niterói devido à pandemia do novo coronavírus, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato dos Lojistas (Sindilojas).

    De acordo com o presidente da CDL, Luiz Vieira, há uma necessidade de adaptação por parte do setor, mas a expectativa para as vendas não mudou e continua sendo boa para o período. A estimativa é que seja registrado um aumento de 4,3% nas vendas em relação ao ano passado.  

    "Esse foi um ano muito difícil para todos nós. Ficamos cerca de 120 dias fechados e sabemos que não vamos recuperar as perdas que tivemos, mas acredito que os consumidores vão continuar presenteando e realizando as comemorações em casa com a família com todo cuidado". 

    Luiz Vieira, presidente da CDL Niterói.

    Além do aumento nas vendas, a expectativa também é boa para as contratações temporárias. Segundo o presidente interino do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) de Niterói, Luiz Lobo, uma recente pesquisa do Instituto Fecomércio-RJ de Pesquisas e Análises (IFec RJ) revelou que, mesmo com a pandemia, quase um terço das empresas no estado do Rio de Janeiro pretendem contratar trabalhadores extras para este final de ano.

    "A pesquisa apontou que 30,6% dos empreendedores afirmaram que pretendem abrir vagas, porcentagem próxima da sondagem feita em 2019, quando a intenção de contratação foi de 31%".

    Luiz Lobo, presidente interino do Sindilojas Niterói.

    Decoração antecipada

    Em escala nacional, os dias de maior movimento nos comércios são entre 14 e 24 de dezembro, mas em Niterói é possível que o presente de Natal não seja deixado para a última hora, com lojas cheias durante todo o mês, de acordo com Luiz Vieira.

    Comércio já se movimenta para as vendas de Natal. Foto: Pedro Conforte

    A expectativa fez com que comerciantes se preparassem com antecedência este ano. Foi o caso de uma loja de departamentos localizada no Centro de Niterói, que já impressionava os pedestres que passavam pela região em outubro.

    De acordo com Eduardo José de Lima, gerente da loja, a antecipação da decoração é reflexo da esperança de aumento nas vendas. Ele pontua que o estabelecimento está obedecendo todos os protocolos sanitários.

    "Todos nós passamos por momentos difíceis e muitas pessoas vão deixar de comemorar o Natal fora para ficar em casa. Os enfeites têm um papel essencial nas comemorações, pois eles deixam a casa mais alegre. Estamos confiantes que as vendas serão ótimas".

    Eduardo José de Lima, gerente de loja.

    Primeiro Natal

    O primeiro Natal dos recém-casados Maille Guimarães Moura e Emerson de Medeiros Alves, que se mudaram recentemente do Rio Grande do Norte para Niterói, vai ser bem comemorado, de acordo com o casal. Eles contaram que completaram um mês de casados no último dia 3 e já garantiram os enfeites para a decoração.

    "Será um Natal diferente, pois estaremos longe da nossa família, mas fizemos questão de enfeitar a nossa casa. Queremos garantir um feriado alegre, mesmo que entre a gente", disse Maille Guimarães.

    Maille Guimarães Moura e Emerson de Medeiros Alves. Foto: Renato Mello

    Delivery de presentes

    De acordo com o presidente interino do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) de Niterói, Luiz Lobo, o formato de entrega via delivery deve se manter também para as compras de Natal.

    "A pandemia acelerou a disseminação dos aplicativos, que facilitam o contato entre o consumidor e o comerciante. Podemos garantir que prosseguirá evoluindo a tendência de utilização de meios de divulgação eletrônica para todos os ramos comerciais. E, conforme o segmento, é provável que ocorra um intenso movimento de entregas domiciliares de compras, especialmente nos ramos de comidas e bebidas", afirmou Luiz Lobo.

    Papai Noel

    Nos dois principais shoppings de Niterói e São Gonçalo o Natal não terá o tradicional Papai Noel. O bom velhinho vai aparecer em um telão e o público poderá interagir.

    Os encontros em Niterói vão acontecer todos os dias da semana em horário a definir. Já em São Gonçalo, a programação vai incluir áudios e vídeos do Papai Noel por Whatsapp, além de interagir com realidade aumentada.

    O São Gonçalo Shopping vai unir decoração natalina tradicional com inéditas ações virtuais. A partir deste domingo (8) a grande atração da decoração será a clássica Árvore de Natal, que esse ano terá 6 metros de altura. Bolas, ursos, caixas de presentes e outros ícones natalinos completam o cenário de magia que vai invadir o mall.  Outra novidade será o trenzinho elétrico, que vai levar os pequenos para um passeio pela decoração especial, com ingresso a R$ 15.

    Papai Noel virtual

    Este ano, o bom velhinho 'se veste' de tecnologia e aparece de forma virtual, em realidade aumentada. A partir do dia 15 de novembro, a tradicional foto nos corredores dos shoppings estará de cara nova e será feita via aplicativo com leitura de QR Code – ao apontar o celular, Papai Noel surgirá em tamanho real interagindo com os visitantes com a dancinha do Tik Tok, a pose clássica do ex-velocista Usain Bolt, tocando guitarra, comendo hambúrguer, distribuindo presentes e em outros movimentos inusitados. A ação promete cliques divertidos.

    O público também poderá receber mensagens de Papai Noel no celular, por Whatsapp. É só enviar uma mensagem para o número que será divulgado nas redes sociais do São Gonçalo Shopping e receber instruções sobre como participar da brincadeira. O Papai Noel vai enviar áudios personalizados às crianças, mensagens natalinas gravadas por vídeo, e até contos infantis com histórias sobre sua casa e a produção de brinquedos.

    "A companhia tem um pilar de inovação muito forte e o Natal, período bastante relevante para o varejo, também passa a ser desenhado sob esta inspiração. Tivemos o cuidado de planejar nossas ações digitais preservando toda a essência e o encanto desta data. Papai Noel estará à espera das crianças, independentemente do formato: a ideia é ampliar o alcance do Natal deste ano, de forma a atingir às famílias nos ambientes físico e digital", afirma a responsável pelo Marketing do Shopping, Ana Paula Niemeyer. 

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Lei sobre lavagem de dinheiro é debatida em Brasília

    Próximo artigo
    >

    Com Neymar lesionado, Tite convoca o atacante Pedro

    Relacionados em Cidades