Cidades

Nevoeiro toma conta de paisagem em Maricá

Vista observada do farol de Ponta Negra. Foto: Karina Cruz

Maricá acordou, na manhã desta terça-feira (10), com um nevoeiro que mudou a paisagem da cidade. A vista panorâmica que pode ser observada do farol de Ponta Negra ficou totalmente encoberta pelas nuvens.

Até o fim da manhã, a névoa úmida ainda encobria grande parte da cidade. De acordo com Márcio Cataldi, especialista em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a ocorrência do nevoeiro não é comum nessa época do ano.

"Esse tipo de formação acontece normalmente quando se tem umidade na região, ocasionada por uma frente fria que vem do oceano e um resfriamento muito repentino durante à noite e para isso acontecer a temperatura do mar tem que estar muito fria. Ou seja, é um conjunto de fatores", explicou.

Ainda de acordo com o especialista, a ocorrência do fenômeno está ligada também às temperaturas amenas.

"Por conta do fenômeno Lá Niña, que faz as temperaturas ficarem mais baixas, temos o nevoeiro. Geralmente ele começa a se dissipar a partir das 11h, quando as baixas nuvens sofrem um aquecimento radioativo", detalhou.

Previsão do tempo

De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para esta terça-feira (10) é de calor, com máxima registrada em 30° e mínima de 21°.

< Impeachment: Witzel tem 20 dias para apresentar provas Fórmula 1 apresenta calendário 2021 <