Prepara
Nikity é o fervo! Papai Noel, Parada LGBT, Martinho, Nogueira e +
Final de semana será de eventos gratuitos em toda a cidade
Este final de semana promete ser agitado em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. É que no sábado (2) e domingo (3), a cidade estará recheada de eventos gratuitos, que vão desde a chegada do Papai Noel, no Mercado Municipal; à Parada LGBTQIA+, que promete arrastar cerca de 100 mil pessoas à orla da Praia de Icaraí. Abaixo, o ENFOCO separou a programação completa pra você anotar na agenda:
Papai Noel no Mercado
Com a chegada do mês de dezembro, nesta sexta-feira (1º), os dias para a festa do Natal ficam cada vez mais curtos, e visando isso, o Mercado Municipal de Niterói, realizará uma programação especial e gratuita para toda a família. Neste sábado (2), a partir das 11h, o Papai Noel chegará no local, com recreações e uma apresentação da peça teatral “O Natal Galindo”.
Leia+: Papai Noel chega ao Mercado Municipal de Niterói
Já no domingo (3), também às 11h, ocorrerá uma apresentação da Orquestra La Salle. Com um repertório eclético e variado, passando pelos clássicos de Beethoven e Chopin, chegando em Tom Jobim, The Beatles e outros artistas.
O Mercado também iniciará a campanha Natal Solidário, com um ponto de arrecadação de brinquedos e alimentos não perecíveis para doação às instituições da cidade. O Mercado Municipal de Niterói fica localizado na Avenida Feliciano Sodré, 488, no Centro de Niterói.
1ª Flin em Niterói
Também neste final de semana, a cidade ganhou uma feira literária para chamar de sua. E de graça.
A Festa Literária Internacional de Niterói (Flin), tem data marcada para esta sexta (1º), sábado (2) e domingo (3), sendo nesta sexta das 13h às 22h; e no final de semana das 10h às 22h. A Flin acontece no Reserva Cultural, no bairro de São Domingos (Av. Visconde do Rio Branco, 880 - São Domingos).
Leia+: Niterói estreia Flin com show de graça de Martinho da Vila
O circuito literário da cidade contará com a presença de Martinho da Vila, como o grande homenageado. Às 20h, ainda desta sexta, o sambista fará um showzaço no local. Além disso, o espaço será aberto para escritores e artistas locais com renome nacional e convidados internacionais.
A abertura oficial acontece nesta sexta, às 18h. O tema será “Toda maneira de ler vale a pena”. O evento também faz parte da comemoração dos 450 anos da cidade e promete fortalecer o mercado da leitura de Niterói.
Diogo Nogueira em Niterói
O “Dia Nacional do Samba” também será celebrado em grande estilo, com um festival dedicado somente ao gênero musical, neste sábado (2) e domingo (3), no Caminho Niemeyer, no Centro da cidade. A abertura do evento será às 12h. O evento promete entrar na rica cultura musical brasileira e fazer com que todos dancem muito.
Leia+: Fim de semana com Diogo Nogueira em Niterói; veja atrações
Neste sábado, o festival abre com o músico Carlinhos 7 Cordas, a partir das 13h, após ele, as Escolas de Samba de Niterói se apresentarão às 15h30, logo depois às 18h30, Inácio Rios sobe aos palcos, e para fechar a noite com estilo, Diogo Nogueira se apresentará às 21h.
Já no domingo, às 13h, o grupo Samba em Movimento inicia o festival com muita alegria, logo depois, às 15h30, as Escolas de Samba de Niterói chegam para esquentar mais uma vez o evento. Já às 19h, a dupla Mingo Silva e Marmita sobe aos palcos e para encerrar o festival, o grupo Vou pro Sereno sobe aos palcos às 21h.
Vale ressaltar, que todos os eventos têm entrada gratuita e acontecem somente neste final de semana em Niterói.
Parada LGBTQIA+
Também neste domingo (3), a Praia de Icaraí, na Zona Sul de Niterói, recebe a 17ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+, com o tema "Luta e (Re) existência das Mulheres LGBT". A concentração começa a partir das 15h, na Rua Miguel de Frias, em Icaraí, em frente ao prédio da Reitoria da Universidade Federal Fluminense. A saída está prevista para às 17h.
Leia+: Parada LGBTQIA+: veja mudanças no trânsito de Niterói
A pauta é sobre a visibilidade à luta das mulheres cis e trans em defesa dos seus direitos. São esperados cerca de 100 mil pessoas, de acordo com a organização do evento.
A parada é organizada pelo Grupo Diversidade Niterói, contando com o apoio da Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania pela Coordenadoria de Defesa dos Direitos Difusos e Enfrentamento à Intolerância Religiosa (Codir).
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!