Parabéns
Niterói 450 anos: um panorama do que foi e do que é
Os fatos marcantes da Cidade Sorriso
Niterói completa 450 anos nesta quarta-feira, 22 de novembro de 2023. De pacata e tranquila, a cidade se transformou radicalmente, alcançando números históricos e referências surpreendentes. O município, que conta com pouco mais de 481 mil habitantes, segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), celebra conquistas de olho em novos desafios.
A charmosa cidade da Região Metropolitana do Rio conta com famosos pontos turísticos, entre eles a Ilha da Boa Viagem, o Parque Orla de Piratininga e o mais conhecido: o Museu de Arte Contemporânea (MAC). Obra do renomado arquiteto Oscar Niemeyer, construída no antigo Mirante da Boa Viagem, o MAC ganhou notoriedade internacional e até desfile de moda já foi realizado no espaço.
Transporte
Cidade de fatos marcantes, como a construção da Ponte Presidente Costa e Silva, popularmente conhecida como trecho Rio-Niterói: um marco histórico que possibilitou a chegada de mais turistas — uma explosão na geração de empregos, e o avanço no desenvolvimento em diversos setores.
Em 2015, um novo avanço. A concessionária Ecoponte, do grupo EcoRodovias, assumiu a administração da Ponte, representando uma transformação radical que garantiu agilidade no atendimento de ocorrências e melhor infraestrutura.
Cerca de 150 mil veículos atravessam a Ponte nos sentidos Rio e Niterói diariamente. A Ecoponte realiza o monitoramento do trecho 24 horas por dia e presta atendimento médico e mecânico aos usuários.
E não foi apenas o transporte terrestre que mudou. Pelo mar, os usuários das barcas também atravessaram muitas transformações.
Quem não lembra ou ficou sabendo da ‘Revolta das Barcas’? Um protesto de grandes proporções que deixou vários feridos, em 1959. Atualmente, milhares de usuários atravessam diariamente a baía de Guanabara rumo ao Centro do Rio.
O transporte sempre foi uma questão importante e sensível no município. Apenas pelo Terminal Rodoviário Presidente João Goulart, no centro da cidade, circulam mais de 500 mil pessoas por dia, segundo a administração local.
Projetado pelo renomado arquiteto João Sampaio e fundado no dia 28 de agosto de 1994, o espaço é o maior terminal urbano da América Latina, em circulação de público.
Praias
Do caótico centro urbano às belas praias da Região Oceânica e da Zona Sul. Se no passado, o trampolim da Praia de Icaraí era a sensação, as praias de Camboinhas, Itacoatiara e Sossego já se tornaram as queridinhas dos turistas e surfistas.
A construção do túnel Charitas-Cafubá foi outra grande mudança realizada pela Prefeitura de Niterói, que além de garantir mais mobilidade para chegar a esses paraísos ambientais, também facilitou a vida de quem mora na Região Oceânica.
Foram mais de quatro décadas entre ideias e projetos. Mas foi em junho de 2015 que, finalmente, as primeiras perfurações do túnel, de 1,3 quilômetros de extensão, tiveram início. Em dezembro de 2016, o túnel, com as duas galerias batizadas de Jornalista Luís Antonio Pimentel (sentido Charitas) e João Sampaio (sentido Cafubá), foi entregue à população com toda a estrutura necessária para o seu funcionamento.
Comércio e Serviços
O comércio diversificado e a gastronomia de excelência apontam o município como destino turístico de relevância no cenário nacional. Nos últimos anos a administração municipal apostou alto no desenvolvimento para impulsionar a geração de empregos.
Prova disso é o recém-inaugurado Mercado Municipal de Niterói. O empreendimento, localizado na região central da cidade, reabriu as portas através de uma parceria entre a prefeitura e a gestão do Mercado Municipal. O espaço, que permaneceu fechado por quatro décadas, reabriu totalmente modernizado, gerando mais de 2 mil empregos diretos e indiretos.
Misturando arte e sofisticação, o mercado municipal conta com gastronomia e serviços variados atraindo visitantes de várias partes do Rio. São 172 lojas com produtos de todo o estado nas áreas de gastronomia, decoração, cervejarias, charcutaria, peixaria, artesanato, queijaria, lanches rápidos, entre outras.
Desenvolvimento
Durante anos considerado “cidade-dormitório”, o município é, hoje, referência em serviços e qualidade de vida. Niterói registra um saldo positivo acumulado de 3,2 mil novos empregos, nos primeiros nove meses de 2023. Em todo o Leste Fluminense, de janeiro a setembro, foram criados 18.378 postos de trabalho.
O panorama consta na plataforma Retratos Regionais, produzida pela Firjan, a partir de dados do Ministério do Trabalho e Previdência.
Só em setembro, foram cerca de 1,6 mil novos postos de trabalho na Cidade Sorriso. Com esse desempenho, Niterói ficou entre os 10 que mais geraram oportunidades no estado do Rio de Janeiro, ocupando a terceira posição, atrás da Capital (8.416) e Macuco ( 1.594).
O resultado do Leste foi puxado pelas ofertas no setor da Indústria e Construção, que abriu 935 novas vagas, seguido por Serviços (472) e Comércio (175).
Quem diria?
Niterói, quem diria que a cidade oferecida ao tupi Arariboia, lá atrás em 1568, se tornaria isso tudo? O único município do Brasil fundado por um índio, é aqui.
Niterói das águas escondidas, e por muitas vezes reveladas, do sorriso sincero, do trabalho árduo, da beleza orgulhosa, do contraste aflitivo e da prosperidade. Niterói de Paulo Gustavo e de tantas outras estrelas.
Niterói para quem chega, Nikity para quem fica, saudade para quem vai. Parabéns Niterói!"
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!