Mobilidade

Niterói a um passo de ganhar linha de ônibus até a Barra

Nova reunião definiu data de estreia dos coletivos

A linha seria utilizada como parte do estudo para a licitação
A linha seria utilizada como parte do estudo para a licitação |  Foto: Arquivo / Enfoco

Os niteroienses podem estar perto de ganhar a tão sonhada linha de ônibus que liga o município à Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.

Acontece que uma reunião entre o subsecretário estadual de Energia e Economia do Mar Felipe Peixoto e o Secretário Estadual de Transporte e Mobilidade, Washington Reis definiu que o projeto tem previsão de sair do papel nesta semana. 

Leia +: Niterói fica perto de ter linha de ônibus até a Barra; entenda

"Estou aqui ao lado do meu grande amigo, Felipe Peixoto, que reivindicou a linha Niterói x Barra. A equipe lá do Detro preparou tudo, semana que vem vai ficar pronto", disse Reis no encontro.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Felipe Peixoto (@felipepeixotobr)

Segundo o subsecretário, que é de Niterói, há um estudo que prevê duas opções de trajetos: um pela Linha Amarela e outro pela Zona Sul. A ideia é que a linha seja criada a partir de uma já existente, para facilitar a implementação.

Em agosto, o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro) informou ao ENFOCO que a linha seria utilizada como parte do estudo para a licitação de todo o sistema de transporte intermunicipal de passageiros por ônibus.

Segundo o Detro, esta era uma demanda antiga da população que chegou ao Secretário Estadual de Transporte e Mobilidade, Washington Reis, que solicitou a inclusão dessa linha nos estudos para verificação da viabilidade de implantação.

A linha seria experimental, pois não há previsão legal para criação de novas linhas sem licitação. Linhas experimentais têm um período máximo de circulação, que equivale a dois anos, ou até que haja uma licitação, o que ocorrer primeiro. 

O subsecretário conta que pleiteia a circulação de dois trajetos, um pela Linha Amarela e outro pela Zona Sul 

Desta vez, eles afirmaram que "o processo de criação da linha ainda está em sua fase final, com o início de operação estimado já para as próximas semanas". Ainda não há a informação de qual empresa vai operar a linha.

< Enterro de estudante carbonizada no Rio será nesta terça Niterói a um passo de ganhar linha de ônibus até a Barra <